TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.237 Palavras (17 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1 Empresas públicas no uso da Sustentabilidade.......................................................4

2.2 Balanço Social.........................................................................................................5

2.3 Programas do Governo............................................................................................6

2.4 Análise do plano de ação da Embrapa referente ao exercício de 2010..................9

3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO.........................................13

4 OS BENEFICIOS DA GESTAO ELETRONICA PARA O MEIO AMBIENTE........14

5 METODOS QUANTITATIVOS................................................................................15

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................17

7 REFERENCIAS.......................................................................................................18


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar o modelo de Gestão Pública desempenhado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) através do seu enquadramento dentro da estrutura da administração pública, bem como seus aspectos contábeis, atividades que a empresa presta junto à sociedade, seu regimento jurídico e por fim, a análise direta de seu Balanço Social que visa diretamente uma gestão da sustentabilidade na cadeia de valor, que se dá quando a empresa passa a fazer a gestão estratégica dos impactos sociais e ambientais de matérias-primas e serviços que iram contribuir para uma sociedade economicamente sustentável.



 


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Empresas Públicas no Uso da Sustentabilidade

                         A sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores, além de valorizar o meio ambiente. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente, onde cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais, as práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. Para isso cada empresa deve conter suas praticas sustentáveis, tais como:

  • Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.
  • Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.

        Com tais estimulações trata-se de praticas favoráveis ao nosso planeta, e quando uma empresa se desenvolve a ajudar o meio ambiente a sociedade se espelha em meios de obter controle de agua, energia, estabelecendo meios para a valorização do meio ambiente.

De forma geral o que se pretende demonstrar neste trabalho é que uma empresa que se estabelece como Administração Pública Indireta como é a EMBRAPA, precisa fundar um conjunto coerente e integrado de práticas que garantam uma boa interface de sua gestão com sua cadeia produtiva, pois sua principal função é a de garantir meios e fins através de informação e inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira.
        Desde o ano de sua criação em 1972 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estabeleceu-se vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e outras entidades governamentais passando
à cumprir de maneira mais efetiva seu papel de geradora de soluções através da proposta na participação da melhoria das políticas públicas e a redução das pobrezas urbana e rural.

Tendo em vista os preceitos definidos sobre a contabilidade aplicada com fins para as demonstrações empresarial por meio do Balanço Social da EMBRAPA que vem para contribuir com tanto nas áreas sociais quanto ambientais, o presente trabalho terá por objetivo expor as vertentes quanto à estabilidade da EMBRAPA, e o seu principal desfio na atual conjuntura econômica brasileira, o desafio da participação nas políticas públicas nesta empreitada, visto que o Brasil ainda possui enorme carência de políticas públicas que promovam a superação de passivos e coloquem o País numa rota sustentável de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Possuindo as seguintes finalidades:

 I - promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País;

Il - dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.

2.2 Balanço Social

O Balanço Social  constitui uma consequência das pressões sociais realizadas pela sociedade às empresas materializando a transparência das ações socioambientais e econômicas realizadas por essas instituições, isto é um instrumento evidenciado da responsabilidade social corporativa. No Brasil, a elaboração e divulgação do Balanço Social passaram a ser obrigatório para as companhias abertas após o surgimento da Lei 11.638/07. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários – CVM (2002), onde possibilita que a sociedade tenha conhecimento dessas ações empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (677.9 Kb)   docx (473 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com