TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.623 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE APLICADA

[pic 3]

2015

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Perícia, Auditoria e Atuária, Controladoria, Planejamento Tributário].

Prof. Agnaldo Pereira

Prof. Regis Garcia

Profª. Regiane Alice Brignoli Moraes

Prof. Fábio Rogério Proença

Tutor Eletrônico: André Eugenio B. Costa
Tutor de sala: Francisco Nodge Oliveira

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTROLADORIA        4

    2.1 – A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO

          EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?.        4
   2.2 – A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA

           EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS

           E NOVOS INVESTIMENTOS?.        5

    2.3 – CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?.        7
   2.4 – ESTUDO DE CASO.        8

             Quadro 2.4.1 – Balanço Patrimonial da Incorporadora        8

             Quadro 2.4.2 – Balanço Patrimonial da Incorporada.        9
   2.4.1 – O procedimento adotado para elaboração do BP consolidado após a

                incorporação é uma pratica de elisão ou evasão fiscal?.        9

                Quadro 2.4.1.1 – Balanço Patrimonial Consolidado.        10
   2.4.2 – Parecer de auditoria após a incorporação.        10

    2.4.3 – Novo Balanço Patrimonial consolidado (após ajustes)        11
               Quadro 2.4.3.1 – Balanço Patrimonial (após incorporação e ajustes).        11

3 CONCLUSÃO.        13

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS        14


1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, ela foi ganhando espaço no cenário econômico brasileiro, na medida em que foi sendo exigido maior controle sobre o patrimônio das organizações, como conseqüência foram criadas algumas ramificações da contabilidade, a exemplo da controladoria.

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.  Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão, avaliação de desempenho, no controle e no planejamento tributário.

Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em controladoria administrativa e controladoria contábil, na prática profissional ambas ficam sob o amparo de um único gestor, o controller ou controlador.

Como e em qual importante ação do planejamento tributário, a controladoria se destaca, na aquisição de novas empresas e novos investimentos visando minimizar o custo de uma empresa e a função da controladoria em uma cisão, são os temas que serão abordados neste artigo.

Esta atividade tem como objtevo preparar o aluno para lidar com esse instrumento de grande importância para as organizações, e assim, diante de uma necessidade futura, o conhecimento específico, proporcionará um melhor planejamento, controle do desempenho dos departamentos, gerências e principalmente dos resultados financeiros, de forma a adequar se necessário, a organização ao mercado que em atua.

2. ESTRUTURA CONCEITUAL BASICA DE CONTROLADORIA

Conforme estudado, o planejamento tributário passou a ser uma necessidade básica entre as organizações, que por sua vez enfrentam um verdadeiro dilema, pois além da competitividade imposta pelo mercado, são obrigadas a buscar intensivamente alternativas legais para reduzir a alta carga tributária brasileira, uma das mais altas do mundo, um obstáculo para o crescimento das empresas, uma vez que o custo tributário das operações acaba afetando diretamente o resultado financeiro destas organizações.

Os tributos incidem em todas as operações dos diversos processos. As compras de insumos são tributadas de forma significativa, aumentando os custos de produção e principalmente os custos financeiros, o faturamento também sofre uma tributação elevada, tudo isso dificulta o processo de formação dos preços de venda.

Sabendo aproveitar, o setor de controladoria,  os conhecimentos do controller,  pode ser um grande aliado da empresa, ajudando no planejamento para que esta cumpra com a sua missão, fiscalizando e analisando onde a empresa pode investir ou onde pode enxugar as despesas para que não fuja da visão adotada por ela.

A controladoria é uma área que precisa estar sempre atualizada, pois o mercado é muito volátil e as normas e leis mudam constantemente, a informação é o subsídio para que essa base seja consistente. Através do controller pode-se realizar um planejamento tributário bem elaborado, responsável pela área de controladoria e, voltado à gestão organizacional, é ele quem deve desempenhar o papel de condutor das atividades de planejamento, controle e avaliação de desempenho, responsáveis pela eficácia organizacional.

2.1        A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

Em meio à crescente competitividade entre as empresas inseridas no contexto globalizado atual, torna-se imprescindível a busca de meios que minimizem os custos operacionais e agilizem todo o processo organizacional. Para tanto, um dos instrumentos utilizados nos últimos tempos tem sido o planejamento tributário que, como parte da gestão de tributos realizada pela controladoria, visa a diminuição, postergação ou anulação dos altos custos tributários, principalmente através da prática da elisão fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com