TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE EMPRESARIAL UNOPAR

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

nome do CURSO: ciências contábeis

                                       

NOME DO AUTOR: NOME COMPLETO

Clênnio oliveira santos

   TITULO DO TRABALHO:

 FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

                                                Porto Nacional – TO[pic 2]

2015

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

Trabalho de Ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de contabilidade geral.

Orientador: Prof. Alcides José da Costa Filho  

INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se aos fundamentos da contabilidade, e dentro do mesmo faremos um apanhado no qual destacaremos, o conceito da contabilidade, seus objetivos, os usuários desse processo, seus princípios. Serão relatados também quais foram os impactos da globalização sobre as informações da contabilidade, o que foi modificado na Lei 11.638/2007, será feito um comparativo do mercado consumidor atual e o da época das teorias clássicas e cientificas, será destacado também o que mudou no ambiente dos negócios desde aquela época, e por fim discutiremos o pensamento de Bauman em relação aos comportamentos e concepções da sociedade dos produtores x sociedade dos consumidores.

O presente trabalho refere-se Contabilidade Empresarial e Trabalhista, e dentro do mesmo faremos um apanhado no qual destacaremos, as modalidades de Rescisão de Contrato de Trabalho, Sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços - FGTS, Fale sobre as mudanças inseridas pela Lei no Seguro Desemprego, impacto gerado por esta lei, as obrigações e deveres empresariais, sobre o índice de desemprego da  região norte e do meu município . haverá também um calculo onde saberemos o valor recolhido sobre um funcionário junto ao (FGTS) e a correção durante 12 meses.

DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, pois o mesmo é o seu objeto de estudo. A mesma alcança sua finalidade através do registro de análises de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação  e as variações do patrimônio administrativos, que possuem vínculos com as entidades, com intuito de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias a ação administrativa , bem como a seus titulares e demais pessoas que mantenham relações as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela a entidade para alcançar seus fins.

Essa ciência usa de diversas técnicas para que seus objetivos sejam atingidos, a escrituração é uma das formas mais significativas da contabilidade, ela registra as ocorrências patrimoniais, as demonstrações contábeis que são demonstrações expositivas para aglomerar os fatos de maneira a se obter maiores informações e a análise de balanços que é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.

Muitas das vezes a contabilidade é definida como técnica ou arte, devido muitos ainda ter dificuldade de classifica- las como tal. Mais, no entanto independente de sua classificação, ela adquire cada vez mais valor que se dar devido ao crescimento de corporações, entidades e empresas, que exige uma grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que os mesmos sejam capazes de fazerem um trabalho de qualidade. Auxiliando da melhor forma possível aqueles que necessitam do seu trabalho.

Os indivíduos que usufruem da contabilidade, ou melhor, que são usuários dos serviços são aqueles que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. Como, por exemplo, acionistas de uma empresa que querem saber se ela está dando lucro ou prejuízo.  As instituições financeiras que desejam avaliar o patrimônio da entidade para saber se lhe concedem ou não um empréstimo. Os administradores da entidade, que desejam saber como se comporta o desenvolvimento das atividades da empresa e qual o resultado que está advindo da mesma. E o fisco que também se interessa pelo resultado da pessoa jurídica, para lanças os impostos sobre eles.  

A contabilidade conta com seus princípios que são essenciais, pois se não existissem, cada entidade poderia adotar uma forma própria de registrar os fatos contábeis, tornando assim impossível a correta mensuração das riquezas patrimoniais. Estes princípios devem ter três características os quais são: úteis, objetivos e praticáveis.

Existem seis princípios dentro da contabilidade aos quais são: O princípio da entidade que reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade; o da continuidade que pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro; o da oportunidade que se refere ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas; há também o princípio do registro pelo valor original  ao qual determina que os componentes do Patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações; o princípio da competência ao qual determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem havendo pagamento ou não; e por fim o princípio da prudência  que determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo.

A globalização exerceu um impacto significativo no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população, foi aumentada a liberdade do comércio, como imagens de mercados comuns, como modificação do ambiente exógeno, influindo diretamente sobre a vida das empresas e dos indivíduos atingindo assim as células sociais e os domínios da contabilidade. E com isso houve muitas mudanças, surgiu um novo cenário, as empresas sofreram com o impacto de tantas inovações que surgiram , exigindo assim uma melhor estrutura das empresas para competir umas com as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com