TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  24/6/2015  •  Artigo  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

OS EFEITOS E A NECESSIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO[1]

Guilherme Henrique Carlotto[2]

Resumo: Este artigo irá tratar sobre a relação da globalização com a contabilidade gerencial.

Palavras-chaves: Contabilidade Gerencial, Globalização, Empresas.

1 – Introdução

        A contabilidade no âmbito da gestão vem tendo um amplo desenvolvimento causando grandes mudanças nesses últimos anos, em razão do processo de globalização. Este artigo tratará justamente da ligação que este desenvolvimento teve no ramo gerencial, relacionando a globalização com os processos administrativos e gerenciais das empresas atuais e de seus gestores. Em virtude da importância da temática, através desse artigo buscaremos alertar os gestores de empresas, acerca da importância da contabilidade gerencial dentro de suas entidades.

2 – Globalização

A globalização que está ocorrendo hoje em dia, tem seus reflexos na vida de todos nós. Com a globalização, passa a ocorrer uma produção internacionalizada, as finanças passam a ser globalizadas, e o trabalho passa a ser internacionalizado, ou seja, é criado uma divisão do trabalho dentro das próprias empresas transnacionais.

“O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.” (FREITAS, 2010).

Para encarar todas estas mudanças, o cidadão precisa se manter atualizado e informado, pois estamos vivendo em um mundo em que a cada momento somos bombardeados de informações e descobertas novas em todos os setores inclusive no setor contábil e gerencial das empresas que deu um grande salto nos últimos tempos.

Devido a essas grandes mudanças nos padrões internacionais e o desenvolvimento dessas empresas de porte gigantesco, cada vez mais são necessárias o controle interno gerencial das empresas, tendo em vista obter todas as informações gerenciais da mesma para poder apurar resultados que irão ajudar os seus administradores e diretores na tomada de decisões que levarão a empresa adiante.

“O interesse dos homens de negócio pela área de controle de gestão tem aumentado significativamente nos últimos anos, em decorrência  principalmente das rápidas mudanças ocorridas no contexto social e organizacional.” (GOMES, 1997, p. 26).

Com o aumento tanto na quantidade de negociações, quanto no volume de dinheiro, a Contabilidade ganhou impulso como ferramenta imprescindível, para ajudar as empresas a não perder o controle do que acontece. É incansável a luta das empresas para se manterem no mercado econômico, portanto é fundamental que obtenham o controle do patrimônio, comparando os gastos e recebimentos, procurando sempre se apoiar em um bom nível de segurança, que o contador pode lhe informar.

3 – Contabilidade Gerencial

O controle dentro de uma empresa é fundamental para que esta realize as suas atividades de forma desejada e contribuindo para a sua manutenção e melhora na posição competitiva em relação ao mercado. Devido a globalização e a grande evolução das empresas, se faz necessário a análise de forma diferente para cada caso, cada empresa, visando o tipo de público, tipo de gestores e as características da empresa, para que possa ser criado um modelo de gestão que se adapte ao necessário.

“Cada organização pode utilizar meios de controle diferentes, seja uma organização mafiosa, um clube de futebol, um partido político, uma organização não governamental como o Green Peace, uma universidade pública, uma multinacional, uma patrulha da ONU, etc.” (GOMES, 1997, p. 27).

Não importa o tipo de organização, o profissional habilitado para fazer a avaliação irá levar alguns pontos em consideração para chegar ao melhor modelo gerencial. Este processo de controle obtém algumas informações que irão possibilitar a criação de resultados que serão analisados por gestores e administradores da organização com fins de dar um rumo correto e melhor para a mesma.

Com a globalização e as mudanças na contabilidade gerencial vertem algumas dificuldades e incertezas em estruturar o comportamento individual e organizacional que estão ligadas particularmente a três aspectos, que resumindo-os, são: medo do impacto, influência entre os diferentes aspectos organizacionais e medo da redução de autonomia pessoal.

“Em decorrência da maior complexidade das organizações atuais, assim como, do maior dinamismo do contexto social, as organizações enfrentam situações de muita incerteza tanto na definição dos objetivos como no conhecimento do processo de transformação e de decisão que se tornam bastante confusos.” (GOMES, 1997, p. 30).

Por este motivo citado a cima e outros existentes que é necessário que o profissional responsável pela análise dos dados da empresa seja de extrema confiança e altamente qualificado pra que se chegue ao então resultado esperado o mais rápido possível e que não ocorram confusões, medos e incertezas no momento em que essas mudanças necessárias detectadas por este profissional da contabilidade estão sendo implantadas.

4 - Em busca de um melhor entendimento da contabilidade gerencial através da integração de conceitos da psicologia, cultura organizacional e teoria institucional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com