TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE RURAL NA CRIAÇÃO DE SUINOS

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.879 Palavras (24 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 24

                                           CLARICE DOS SANTOS

CLÁUDIA DO COUTO TUMELERO

JEFERSON AMARAL

PAULO MATEUS ERLO

RAFAELA SOMERA ZAGO

CONTABILIDADE RURAL NA CRIAÇÃO DE SUINOS

PROPRIEDADE DE MÁRCIO E MARCELO CAVALLI

Relatório de pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, como requisito de nota para avaliação na disciplina de Contabilidade de Agronegócios do segundo semestre de 2016.

Orientador: Professor Ademir Orso

SÃO MIGUEL DO OESTE

2016

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

2

1.1

PROBLEMA DA PESQUISA

2

1.2

OBJETIVOS

3

1.2.1

Objetivo Geral

3

1.2.2

Objetivo Específico

3

1.3

JUSTIFICATIVA DE ESTUDO

3

1.4

METODOLOGIA

4

2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4

2.1

CONTABILIDADE DE AGRONEGOCIOS

4

2.2

HISTÓRIA DA CARNE SUÍNA

5

2.3

SUINOCULTURA NO BRASIL

6

2.4

SUINOCULTURA EM SANTA CATARINA

7

2.5

FASE DE CRIAÇÃO

9

3

DESCRIÇÃO DA PROPRIEDADE

13

3.1

LOCALIZAÇÃO E HISTÓRIA

13

3.2

BALANÇO DE ABERTURA

14

3.3

TABELAS DOS CUSTOS

15

3.4

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO

16

3.5

BALANÇO FINAL

17

3.6

MEDICAMENTOS

18

3.7

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

18

3.8

ANALISES DOS DADOS

19

4

CONCLUSÃO

21

REFERÊNCIAS

22

ANEXOS

23


1. INTRODUÇÃO

A suinocultura brasileira, a exemplo de outras cadeias produtivas do agronegócio, cresceu significativamente, nos últimos quatorze anos. Esse crescimento é notado quando se analisa os vários indicadores econômicos e sociais, como volume de exportações, participação no mercado mundial, número de empregos diretos e indiretos, entre outros. A criação de suínos no passado evoluiu também na técnica e no modelo de coordenação das atividades entre fornecedores de insumos, produtores rurais, agroindústrias, atacado, varejo e consumidores. Passou a ser uma cadeia de produção de suínos, explorando a atividade de forma econômica e competitiva. 

Por meio deste trabalho, procuramos explorar a atividade de suinocultura para melhorar o entendimento sobre o assunto e abranger novos conhecimentos, ter novas ideias sobre o mercado e conhecer a importância da atividade no meio agrícola. Com isso, estabelecemos alguns critérios a serem analisados, e para tanto visitamos a propriedade do Sres. Marcio e Marcelo Cavalli, Granja Cavalli, e registrando as informações desta atividade. Foi escolhido com intuito de otimizar o resultado da granja, fazendo com que cresça economicamente e reinvista seus resultados para ampliar o negócio.

1.1 PROBLEMAS DA PESQUISA

As atividades relacionadas à suinocultura ocupam lugar de destaque no agronegócio brasileiro, destacando-se como uma atividade de importância no âmbito econômico e social. Em termos econômicos a suinocultura não contribui apenas através de sua dinâmica econômica interna, mas também no mercado externo. Porém, ao se tratar de atividades rurais, sendo na maioria das vezes pequenas propriedades familiares, percebe-se a inexistência de contabilidade e até mesmo de controles, por ser um serviço muito caro a ser adquirido, não sendo aderidos pela maioria dos pequenos produtores.

Analisando o frágil cenário econômico que nosso país vem passando, é importante o trabalho gerencial e contábil em toda empresa, independente de tamanho. Hoje as propriedades rurais quase não possuem esse trabalho, e no Brasil podemos dizer que a produção rural ainda é a base econômica. Esse trabalho sendo realizado com sucesso e em grande escala irá fomentar a economia nacional.

Considerando os fatos acima, indaga-se: Quais são os custos na fase de criação da suinocultura, e como a família consegue o cobrir seus custos e obter resultados para ampliar o negócio?

1.2 OBJETIVOS

Para o desenvolvimento do trabalho foram determinados os seguintes objetivos:

1.2.1 Objetivo Geral

Verificar quais custos que envolvem o processo de criação dos suínos na propriedade da família de Marcio e Marcelo Cavalli, bem como demonstrar e relatar o resultado encontrado no final do período.

1.2.2 Objetivos Específicos

* Caracterizar a propriedade rural da família Cavalli;

* Caracterizar a atividade de criação de suínos;

* Identificar os custos e despesas do processo aplicado pela família;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (834.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com