TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTADOR UMA PROFISSÃO DE SUCESSO

Por:   •  16/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

A contabilidade teve um desenvolvimento lento antes da criação da moeda, pois, antes disso só havia a troca de mercadorias, conhecida como escambo. (PACHECO, 2002). Ela deve auxiliar no processo de decisões através da coleta de dados financeiros e econômicos. Marion (2009, p. 28) diz que “a contabilidade não deve ser feita visando basicamente às exigências do governo, mas, o que é muito mais importante, auxiliar as pessoas a tomarem decisões”.

De acordo com Pacheco (2002), os profissionais dessa área tem certa segurança pois, fazem parte de uma profissão necessária para a sociedade, mas que, na verdade atuam em um cenário cada vez mais competitivo e cada vez menos valorizado.

Com o avanço tecnológico e a globalização, houve a necessidade do profissional contábil procurar estratégias para valorizar e aperfeiçoar as suas qualidades, e assim, ter um bom desempenho na vida profissional e pessoal. (FIGUEIREDO, 2005). Com isso, o marketing tornou-se uma força somatória para tornar o ambiente contábil favorável, em união com serviços profissionais, o que acaba se tornando uma influência na valorização da profissão contábil. (SCARPIN; SCARPIN; CALIJURI, 2003).

Dedonatto et al. (2004) afirma que é necessário que o profissional contábil conheça e saiba definir qual o tipo de usuário e qual o seu objetivo, para que assim, estabeleça qual e como será a feita a demonstração contábil que atenderá o objetivo proposto. Para tanto, os profissionais contábeis devem adquirir qualidades como, boa aparência, boa comunicação, bom humor, entre outras, é ir além do conhecimento em sua área, deve sempre buscar atualizar-se com o mercado e outras culturas o que lhe ajudará na qualidade do seu serviço.

O profissional contábil tem que ser visto como um profissional que agrega valor para a organização. O mercado exige um profissional que invista em um marketing pessoal, pois, suas ferramentas são usadas para agregar um maior valor ao trabalho, o que lhe permite criar vantagens competitivas e dar visibilidade adequada à própria competência. (FIGUEIREDO, 2005).

Investir no marketing pessoal ajuda a orientar o profissional contábil a procurar a melhor posição no mercado, divulgando e demonstrando a capacidade e qualidade de cada pessoa. (LIMA, et al., 2008). Pereira e Leite Filho (2003) afirmam que, para se garantir um sucesso profissional é necessário investir em um bom marketing pessoal, pois, a partir dai, o profissional começa a desenvolver uma autoconfiança nas suas habilidades, e com isso, conseguirá ser capaz de passar para os clientes a imagem de “um ser verdadeiro, capaz de se fazer lembrar e mostrar para as pessoas aquilo que realmente elas percebem que é, capaz de mudar e se adequar ao mercado”.

O marketing é um produto capitalista, no qual seus princípios já foram aplicados na antiguidade entre sumérios e egípcios, gregos, romanos e fenícios, para divulgar e valorizar seus produtos, como alimentos, armas e escravos. Porém, ele não é apenas venda e propaganda, estas são ferramentas que estão inseridas dentro dele. (FIGUEIREDO, 2005).

O marketing deve atender as necessidades dos seus clientes buscando sempre estabelecer um relacionamento com eles e satisfazendo suas vontades. Podemos definir marketing como:

A área do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com