TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO VARIÁVEL: UM ESTUDO COMPARATIVO PARA A TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

Por:   •  10/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.837 Palavras (12 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNINASSAU

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

POLO FORTALEZA

Danizelda Teixeira de Morais – Matrícula 01167852

MÉTODOS DE CUSTEIO – CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO VARIÁVEL: UM ESTUDO COMPARATIVO PARA A TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

Trabalho exigido para conclusão da disciplina Projetos Integradores I, ministrada pelo professor Maurílio Arruda, do Curso Superior de Ciências Contábeis - EaD.

Fortaleza

2017

RESUMO

        A presente pesquisa apresenta uma comparação entre os métodos de custeio dos produtos mais utilizados pelas empresas segundo autores especializados no tema: custeio por absorção e custeio variável, como um instrumento eficiente para a tomada de decisões gerenciais. Para ilustrar o tema proposto, serão feitas algumas reflexões sobre contabilidade de custos, seu conceito e algumas definições importantes, principais tipos de custos associados aos produtos, os métodos de custeio supracitados, bem como as vantagens e desvantagens de cada um deles. Através de um exemplo prático comparativo evidenciamos as diferenças significativas no resultado da empresa através da utilização de cada um dos métodos. Diante da complexidade de organizações e produtos disponíveis para consumidores cada vez mais esclarecidos e conscientes, as empresas precisam mais do que nunca, serem competitivas e garantirem sua competitividade, entre outros fatores, através de um preço atrativo para seus produtos. Dessa forma, percebe-se a importância de a necessidade do gestor ter o conhecimento correto de todos os custos que compõem o seu produto, bem como, da escolha do método de custeio mais adequado, ou seja, o método mais compatível com os objetivos e com as características de cada organização. A harmonização dos métodos tradicionais de custeio é uma boa alternativa de gestão, haja vista a complementaridade deles. Enquanto o custeio por absorção é voltado para a parte interna da empresa, o custeio variável é bastante útil para a análise mercadológica.

Palavras-chave: contabilidade de custos; custeio variável; custeio por absorção; decisão gerencial.


  1. INTRODUÇÃO

  1. PROBLEMA

O mundo corporativo vive um período de grande complexidade. Variáveis como: crises financeiras, globalização, e-commerce, comércios informais e uma gama de outras formas de negócios que vão surgindo e sumindo em alta velocidade. Somado a isso, a conscientização cada vez maior dos clientes, agora muito bem informados e que exigem produtos e serviços de alta qualidade, preço justo, excelência no atendimento e uma porção de exigências não verificadas a alguns anos atrás

Nesse novo cenário as empresas buscam formas cada vez mais eficientes para satisfazer seus clientes e assim maximizar seus lucros. Nesse intuito, a Contabilidade Gerencial é de extrema importância, pois com informações precisas e oportunas, ou seja, no momento em que se precisa delas, as empresas podem direcionar suas decisões para o alvo almejado.

Entre os muitos instrumentos da Contabilidade Gerencial à disposição das empresas, encontra-se a Contabilidade de Custos. Esse ramo da contabilidade estuda essencialmente as formas, ou seja, os métodos de alocação dos custos aos produtos e serviços de forma a maximizar o seu resultado.

Dentre os vários métodos de alocação de custos usados pelas empresas, dois são muito usuais: Custeio por absorção e Custeio variável. Diante desse cenário, o presente trabalho procura responder o seguinte questionamento: A escolha do método de custeio – custeio por absorção x custeio variável - é relevante para a tomada de decisões gerenciais?

  1. HIPÓTESES

  • Entre os instrumentos de contabilidade gerencial à disposição das empresas, a análise eficiente dos métodos de custeio impacta diretamente no seu resultado operacional.
  • As empresas que utilizam sistematicamente sistemas de métodos de custeio refletem maior performance em seu resultado operacional.
  • Os métodos de custeio mais utilizados pelas empresas – método do custeio variável e método de custeio por absorção – são complementares. Dessa forma, não existe um certo e um errado na escolha de um método em detrimento do outro.
  1. JUSTIFICATIVA

Entre a não utilização de métodos de quantificação dos custos dos produtos e serviços e os variados métodos existentes, este trabalho pretende discutir dois dos métodos mais usuais: o método do custeio por absorção e o método do custeio variável e verificar a importância de cada um deles para a tomada de decisões gerenciais que possam garantir o sucesso e a longevidade das empresas.

SANTOS et. al. (2015, pg. 1) nos apresenta, em linhas gerais, as tarefas de um gestor/administrador, quais sejam:

“planejar os objetivos e os meios para alcançar os mesmos;

promover e supervisionar a execução dos planos;

controlar, isto é, comparar os resultados realizados com as metas e efetuar as correções necessárias;

tomar as decisões necessárias para a implementação das funções citadas anteriormente”.

Dessa maneira, percebe-se a importância da tarefa de tomada de decisões para um gestor. Nessa linha de pensamento, a relevância desse estudo se justifica pelo fato de que uma análise comparativa entre os principais métodos de alocação de custos, analisando suas principais características, suas vantagens e desvantagens, pode auxiliar os gestores no entendimento dos principais tipos de custos do seu negócio, bem como do processo de fabricação como um todo, e isso pode acarretar em um processo de tomada de decisões bem mais eficiente.

  1. OBJETIVO DO ESTUDO

Mostrar a importância da escolha eficiente do sistema de alocação de custos de uma empresa para a tomada de decisões gerenciais, comparando os dois métodos mais utilizados - método de custeio por absorção e método de custeio variável.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. CONTABILIDADE DE CUSTOS

A Contabilidade de custos pode ser entendida como um ramo da contabilidade que está direcionada à análise e identificação dos custos que compõem um produto ou a prestação de um serviço.

LORENZ (2015, pg. 2) nos apresenta uma definição de contabilidade de custos a saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com