TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case fedex

Por:   •  30/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é incerteza?

A incerteza de que trata o case, diz respeito aos fatores externos, alheios ao controle da empresa, mas, que poderiam causar impactos aos resultados da empresa.

Dentre os principais temores, podemos citar três:

• Copa do mundo, que traria uma série de feriados e consequentemente uma grande quantidade de lojas fechadas, causando impacto direto no faturamento da empresa.

• As manifestações, que fariam com que grande parte da população evitasse sair de casa nestes dias.

• Eleições presidenciais, que poderiam acarretar em alta de juros, descontrole da inflação e uma série de medidas de restrições ao consumo.

2. Por que a Renner cortou os custos? Quais são os riscos dessa decisão? Ao identificar possíveis quedas no mercado a partir do mês de julho/14, a empresa através de seu gerenciamento de riscos adotou uma política preventiva e conservadora. Ao cortar custos e subir a margem de lucro, a empresa se preparou para possíveis quedas de vendas, fazendo com que mesmo vendendo menos os resultados seriam compensados por uma margem de retorno maior e uma despesa menor.

Neste tipo de decisão, a empresa pode incorrer no risco de problemas de atendimento ao cliente, pelo corte de pessoal, perda de qualidade em seus produtos, quando adquire matéria prima de menor qualidade, levando em conta apenas o custo da mesma, perda de visibilidade da marca, quando reduz o investimento em mídias digitais e convencionais.

3. Qual cenário mercadológico que a Renner atua hoje?

Embora haja uma previsão de crescimento para o setor varejista em 2015, em contraste com o ano de 2014, que foi marcado pelo pior resultado em 10 anos, o setor varejista deve enfrentar dificuldades devido aos ajustes fiscais promovidos pelo governo, como a alto do IOF, aumentando os custos da tomada de crédito.

Neste momento as empresas deverão se deparar com o dilema de repassar preços e perder apelo em vendas, ou priorizar produtos mais baratos para seduzir os consumidores, sacrificando suas margens.

4. Quais são as estratégias para minimizar os impactos das incertezas do mercado?

Como forma de minimizar os impactos gerados pela incerteza do mercado, a empresa pode adotar as seguintes práticas.

• Ajustar seu quadro de colaboradores de acordo com a demanda prevista, evitando custos com colaboradores e seus encargos, que poderão ficar ociosos com a possível queda de demanda.

• Adequar seus estoques, de modo a evitar desperdícios e reduzir custos de manutenção destes.

• Fazer manutenção periódica de seus equipamentos, evitando desperdício de energia e água, que sofreram aumentos consideráveis nos últimos meses.

• Minimizar as dívidas a curto prazo, através de negociação de prazos mais longos junto à fornecedores, evitando assim possíveis necessidades de tomadas de crédito junto à instituição financeira, crédito este, mais caro devido alta do IOF.

• Pesquisas de mercado, que identifiquem as preferencias do consumidor de acordo com a localidade em que as filiais estão instaladas. Minimizando os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com