TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Stihl: Um Processo de Mudança

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  4.391 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Stihl: um processo de mudança

A Stihl é uma empresa de origem alemã que está no Brasil desde 1973. Sua trajetória é marcada pelo constante progresso tecnológico, por investimentos em pesquisas e pela modernização de processos. Sua visão era ser uma empresa inovadora e líder no mercado brasileiro, tendo como valores a satisfação dos clientes, qualidade, resultados, melhoria continua e trabalho em equipe.

Sua gestão preza o alto padrão de qualidade e serviços.  Mas para chegar onde está, passou por vários momentos preocupantes. A partir desse momento a empresa começa um processo de mudança e transformação; que precisava preparar as pessoas para um novo modelo de gestão que seria construído a partir das discussões e necessidades da organização. A empresa tinha como objetivo mudar a cultura sem perder os valores da empresa familiar e ser mais competitivo para exportação.

A STIHL tinha um jeito mais fechado. As estratégias e mudanças eram tratadas apenas com os chefes da empresa, assim, os funcionários não tinham chances de expressar suas ideias, e com isso dificultava o processo comportamental e os problemas de comunicação interna. O processo de construção de um novo modelo de gestão iniciava; aplicando uma nova maneira de comunicação, incentivo e motivação. Com isso, os funcionários se sentiam mais livres para se posicionar diante de um problema. Várias melhorias foram vistas, porém parte dos funcionários ainda resistia a mudanças culturais familiares para a cultura em busca de resultados. As dificuldades foram muitas,e havia bastante gente parado no tempo. Desdobrar a estratégia foi outro ponto importante para as pessoas conseguirem acompanhar o trabalho, qualquer que fosse, e estabelecessem a relação entre o cotidiano e a estratégia da empresa. E o fizeram com profissionalismo.

Sem dúvida a empresa STIHL passou por várias mudanças que induziram a se adaptarem as condições de transformação de forma a preparar para o futuro. Como em todas as organizações, o RH foi muito importante para a empresa, possibilitando ao longo dos anos estratégia e operação para a modernização desses processos. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com