TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Categoria

Por:   •  30/11/2015  •  Monografia  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

DESAFIO PROFISSIONAL

Processos Gerenciais

Matemática

Dagmares Paiva

PASSO FUNDO
      2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

Ramo de negócio da Empresa        

Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes        

Plano de Capacitação e Desenvolvimento para setor operacional        

Estrutura Organizacional Hoterdan - Hipermercado (Centralizada)        

Conclusão        

Referências        

INTRODUÇÃO

             O trabalho está dividido em três partes. Na primeira é dada a estrutura organizacional de um hipermercado. Na segunda, é demonstrado um plano de capacitação e desenvolvimento para diretores e gerentes. Na terceira parte, é feito descrito um programa de capacitação e desenvolvimento e motivação para o setor operacional.
            Este projeto de Desafio Profissional baseia-se na elaboração de planejamentos e ações que visa uma estrutura organizacional condizente para o hipermercado Hoterdan em busca de excelentes resultados na percepção, onde o desenvolvimento dos Diretores e Gerentes possam alcançar as metas desejáveis e atender e ampliar a motivação da empresa em geral.

             Sendo assim, tem como objetivo realizar um melhor controle da organização e sua Estrutura Organizacional. No Hipermercado Hoterdan foram detectados, segundo o contexto proposto, diversas falhas em relação ao planejamento, organização e seu controle. A consultoria principiou um trabalho sobre o processo Administrativo para um melhor desenvolvimento da capacitação de seus colaboradores.

             O hipermercado precisará passar pela introdução de um intenso planejamento de ação empresarial: passando pelo planejamento estratégico, tático, e operacional.
O Planejamento estratégico se dá sempre no nível estratégico, que é onde o hipermercado tem a sua missão, visão e seus valores, e estes operam com as muitas incertezas dos contextos e variáveis ambientais.

              Planejamento Tático acontece no nível intermediário, torna diferente para cada área da companhia. A área financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a Recursos Humanos, marketing e tem o seu foco maior que o planejamento estratégico, que é subentendido em vários planos táticos.

              O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Se dá no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e finalidades da empresa. Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou de tarefas inclusas dentro da empresa. Ela deve ser mais detalhada que os outros, por que tenta explicar cada tarefa individualmente.

Ramo de negócio da Empresa

            O hipermercado Hortedan mantém uma estrutura funcional, oferecendo variados tipos de produtos alimentícios e não-alimentícios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos sendo uma das principais empresas varejistas do Brasil.

Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes

             Através dos estudos realizados foi criado um trabalho de desenvolvimento de lideranças denominado Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG. Esta ação envolveu todos os diretores e gerentes da empresa e investiu no aperfeiçoamento avançado dos aspectos gerenciais, tendo uma carga horária de 200 horas, divididas em 6 horas diárias, com a duração de 33 dias.

              Um dos módulos do programa foi exclusivamente focado na capacitação dos gerentes e dos diretores para o monitoramento do plano O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD é um programa de formação de líderes com alto desempenho, com ênfase na implementação dos instrumentos de gestão e na qualidade empresarial.

              Através da construção e desenvolvimento gradativo do conhecimento e da sinergia e trocas de experiências, os participantes desenvolvem seus modelos de gestão, aliando formação teórica com foco no mercado situacional, unindo a vanguarda do pensamento estratégico acadêmico e empresarial, dentro da perspectiva e dos princípios empresariais.

             O objetivo geral foi gerir as atividades mais práticas e objetivas sobre as mudanças necessárias para alcançar maiores resultados no ambiente organizacional, com uma estrutura mais centralizada, sobre tudo no desenvolvimento de equipes focadas nos resultado, as chamadas de Equipes de alto desempenho. O treinamento realizado foi de conscientizar os diretores e gerentes sobre o lado humanizado, fornecendo ferramentas para desenvolver as habilidades precisas no papel de desenvolvimento das diversos tipos de lideranças, contando com a mudança de comportamento de todo o processo.

Plano de Capacitação e Desenvolvimento para setor operacional

           Se dará através de um curso destinado a encarregados, supervisores, gerentes e colaboradores, com o objetivo de ter melhor compreensão do trabalho em equipe no supermercado, que é um diferencial importante para o bem estar dos colaboradores e para o bom atendimento ao cliente.

           Melhorara a maneira de conhecer como transformar um grupo, em uma equipe vencedora. Compreender melhor o trabalho colaborativo, distribuir tarefas e tornar importantes os requisitos de toda a atividade. Fazer uso positivo de outras formas de poder além daquela inerente à hierarquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com