TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilização suméria

Por:   •  27/10/2016  •  Resenha  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

Civilização Suméria

Os Sumérios foram os primeiros a habitarem a região da Mesopotâmia, o motivo nunca se soube ao certo, mas o provável tenha sido a ausência de alimentos, já que eram nômades. Outro motivo teria sido a segurança na qual eles viviam na Mesopotâmia, devido a região ser cercada por montanhas.

        No período entre 3100 a 3000 a.C. os sumérios foram responsáveis pelos primeiros templos e palácios monumentais, pela fundação das primeiras cidades-estados e provavelmente pela invenção da escrita.

Os primeiros sinais escritos são pictográficos, podem ser lidos em qualquer idioma. Um pictograma para flecha, quer dizer flecha em qualquer idioma. Alguns séculos depois estes sinais foram usados para representar valores fonéticos sumérios e palavras sumérias. O pictograma para uma flecha passa a ser usado para representar 'ti', a palavra suméria para flecha, e também para o som fonético 'ti' em palavras não relacionadas com flecha. Portanto, em geral supõem-se que os sumérios foram também responsáveis pelos sinais pictográficos, possivelmente com grande influência dos elamitas. Os sumérios são responsáveis por rapidamente adotar e expandir a invenção da escrita para servir às suas necessidades de contabilidade.

Podemos citar como invenções Sumérias/Elamitas os selos cilíndricos. O cilindro era rolado sobre tábuas de argila, envelopes, cerâmicas e tijolos, para marcar ou identificá-los. Seu uso coincide com o início do uso de tábuas escritas de argila ao final do Quarto Milênio a.C. até o final do Primeiro Milênio a.C..

        Uma das mais importantes contribuições dos sumérios é da chamada escrita cuneiforme. Neste sistema, observaram-se a impressão dos caracteres sobre uma base de argila que era exposta ao sol e depois endurecia com sua exposição ao fogo. A civilização mesopotâmica produziu uma extensa atividade literária que contou com a criação de poemas, códigos de leis, mitos e outras narrativas.

        A falta de união política entre sumérios era perceptível e aproveitando-se dos constantes conflitos entre as cidades de Lagash e Ur, os semitas se situaram na Mesopotâmia e organizavam uma robusta civilização na cidade de Acad. Por volta de 2350 a.C., os acadianos conquistaram as regiões sumerianas e dai construíram o Império Acádio, o primeiro grande estado mesopotâmico.

Civilização Egípcia

A civilização egípcia floresceu graças aos abundantes recursos hídricos e terras férteis que se localizavam nas margens do rio Nilo.

O ciclo das águas nesta região promovia o regular transbordamento do rio que, durante a seca, deixava um rico material orgânico na superfície de suas terras. Percebendo tal alteração, os egípcios tiveram a capacidade de desenvolver uma civilização próspera que se ampliou graças às fartas colheitas realizadas. E assim está definido o processo de desenvolvimento e expansão dos egípcios.

No campo político, os egípcios estiveram organizados através da formação dos nomos. Os nomos eram pequenas parcelas do território egípcio administradas por um nomarca. Algum tempo depois esses vários nomos estavam centralizados sob o poderio de um imperador.

A sociedade egípcia era organizada por meio de critérios religiosos e econômicos.

Além de conseguir prosperar economicamente pelo rígido controle da produção agrícola, podemos notar que os egípcios também produziram conhecimento e variados campos. Não podendo esquecer a escrita, que se organizava por complexos sistemas de símbolos e códigos.

A agricultura é a principal atividade econômica dos egípcios, eles cultivavam trigo, cevada, linho, algodão, legumes, frutas e papiro, planta com a qual faziam um papel de boa qualidade. Além disso trabalhavam com  a criação de bois, cabras, carneiros, patos e também com a mineração de ouro e pedras preciosas que foi usada para facilitar o comércio externo.

Os egípcios construíram uma indústria artesanal e lá eles produziam diversas coisas como armas, vidro, cobre etc.

Naquela época eles não conheciam o dinheiro ainda, por isso, eles compravam e vendiam através de trocas.

. Em 670 a.C., os assírios conquistaram o Egito, dominando-o por oito anos. Após liberta-se dos assírios, o Egito começou uma fase de recuperação econômica e brilho cultural conhecida com renascença saíta. Essa fase recebeu esse nome porque a recuperação egípcia foi impulsionada pelos soberanos da cidade de Sais. A prosperidade durou pouco. Em 525 a.C., os persas conquistaram o Egito. Quase dois séculos depois vieram os macedônicos derrotaram os persas., retirando Cleópata do trono de faraó.

Civilização Grega

Os gregos são originários da península balcânica. Não se tem vestígios da presença do homem, desde o período neolitico. Os pelasgos foram seus primeiros habitantes, porém, os cretenses foram de suma importância como civilização, dominando a região Egeu. Os pelasgos e os cretenses são considerados povos anteriores aos gregos.

Os tempos pré- helenicos- na época neolitica a Grécia passou por diversos povoamentos.

A idade média helênica do Séc. XI ao VIII a. C. foi um  período obscuro os textos de Homero e de Hesiodo.        

Os tempos arcaicos do Séc. VIII ao VI a. C., nele situam as primeiras manifestações da arte grega.  Em todas as cidades gregas dominou-se um regime aristocrático. A realeza do tipo homérico desapareceu e a uma porcentagem menor de privilegiados pelo nascimento e pela fortuna possuía a terra e a autoridade do Séc. VIII  VI a. C. A emigração foi a solução para a demanda de terras por parte dos mais pobres e também foi estabelecido novos vínculos comerciais.

A maioria das cidades gregas no sec. IV a. C.  foi perturbada por conflitos sociais, consequências das guerras; a uma minoria de ricos comerciantes, de manufatureiros e de grandes proprietários era contra o povo.

A intervenção da Macedônia ( 359 a 323 a. C. ). Felipe II da Macedônia fez de seu reino uma monarquia centralizada, dotada de um grande exército, cujo núcleo era a falange. Soube utilizar as discórdias das cidades para inverter na Grécia e dissolver o Império ateniense no norte do Egeu.

Com a morte de Felipe (336), uma tentativa de revolta fez com que Tebas fosse arrasada. Os gregos pouco participaram da despedida de Alexandre, que partiu para libertar as cidades gregas da Ásia.

Legado Cultural 

A base da cultura européia ocidental foi formada pelo legado dos gregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com