TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências sociais

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

O HOMEM EVOLUINDO O MERCADO DE TRABALHO.

Jéssica Koeffender Moreira[1]

Carmem Cruz[2]

INTRODUÇÃO

        Motivado pelo avanço tecnológico o homem cria, inova e melhora os processos anteriormente executados a base de esforço físico e também para alcançar resultados até bem pouco tempo atrás nem ao menos esperados. Porém ao mesmo tempo em que a tecnologia auxilia a conquista destas metas, coloca um grande número de pessoas de volta na luta pela sobrevivência.

AS TRANSFORMAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO

A evolução do mercado de trabalho vem se mostrando constante nas últimas décadas, onde pode ser observada a utilização de máquinas na realização de tarefas em que as pessoas eram obrigadas a abrir mão da sua saúde para realizá-la, tudo isso em busca de seu sustento.

A evolução no mercado de trabalho continua e cada vez mais as atividades passam a ser desenvolvidas por máquinas, tornando o processo de produção mais eficiente, otimizado e sem horários de descanso. As empresas passam a ver esta nova era como sinônimo de maior resultado e melhoria de seu portfólio de produtos.

O homem passa a se colocar em um panorama de desenvolvimento capaz de criar e inovar, mecanizar serviços rotineiros, dobrar a produtividades das empresas e expandir seu universo a limites jamais esperados e a evolução não para.

Ao mesmo tempo em que as inovações trazem benefícios e lucro para as empresas, o mercado de trabalho passa a ser mais restrito. Pessoas perdendo o seu emprego para máquinas e com isso, a manutenção de suas necessidades básicas passa a ser um desafio, elas precisam agora se qualificar mais, pois as atividades braçais estão escassas. Será que o homem é o causador de sua própria evolução? Para a minoria que tem condições de acompanhar esse processo, se abre um universo de novas tecnologias a serem exploradas e estudadas, tornando uma pequena parcela de pessoas altamente qualificadas e recompensadas.

Por outro lado a evolução do mercado de trabalho está nos levando a uma explosão evolutiva no mundo dos produtos e a consequência social é mais desemprego, o que nos leva a outro pensamento, o mesmo homem que ao seu tempo é tão capaz de criar inovações magníficas, automatizar, inovar e buscar conforto se demonstra alheio aos impactos gerados pela sua própria evolução, expondo a grande massa ao risco social do desemprego e da necessidade.

Dentro do cenário de um mercado de trabalho em constante evolução e instabilidade em que vivemos hoje é cada vez mais comum os anúncios de alta taxa de desemprego, anúncios de trabalho temporário ou em tempo parcial. Também pode se observar alguns anúncios de vagas que necessitam de qualificação profissional e conhecimentos específicos, porém não acessíveis a grande maioria.  Aos que permanecem empregados, existe uma brutal intensificação no ritmo de trabalho, o medo constante do desemprego e a dúvida do amanhã.

        

CONCLUSÃO

        O Mercado de trabalho evoluiu trazendo maior qualidade de vida aos trabalhadores, à medida que está se extinguindo as atividades desumanas, através de avanços projetados pelo próprio homem. Mas é verdade também que esta mesma evolução nos arremete ao antigo maléfico da luta pelo sustento, pois o fantasma do desemprego assombra muito mais e mais pessoas a cada ano que passa.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Michele Paitra Alves dos, Mercado de Trabalho e Deficiência: Formação Profissional. Sociologia & Politica, I Seminário Nacional Sociologia & Politica UFPR; 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com