TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Contabilidade pode Influenciar no Controle e na Tomada de Decisão no Ramo da Agropecuária.

Por:   •  31/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.322 Palavras (18 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 18

Como a Contabilidade pode influenciar no controle e na tomada de decisão no ramo da agropecuária.

LUCAS ROCHA DE SOUZA[1]

RAFAEL FARIAS VIEIRA[2]

IVÂ DA CRUZ  DE ARAUJO[3]

RESUMO: Com o  estudo atual  da agropecuária é possível identificar que essa atividade é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas hoje no Brasil e consiste na exploração do espaço rural por meio do plantio e da criação de animais de corte em larga escala. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa é apresentar e descrever como utilizar a Contabilidade e Gestão de Custos a favor da empresa. O estudo foi realizado por meio de um estudo de caso, tendo em um primeiro momento uma pesquisa bibliográfica acerca de teses já publicadas referentes ao assunto central. Trata-se, portanto, de uma pesquisa aplicada, descritiva, e de caráter qualitativo. Dentre então, encontrou-se nas publicações de livros utilizados as ferramentas Margem de contribuição, Ponto de equilíbrio, e Formação de preço de venda.

Palavra-Chave: Contabilidade Rural. Contabilidade de Custos. Agronegócio.

1 INTRODUÇÃO

A agropecuária brasileira é uma das atividades  que apresentam maiores ritmo de crescimento no cenário global. Para o Brasil, tal setor da economia merece a devida importância, pois representa um grande percentual no Produto Interno Bruto (PIB) do país, movimentando milhões de reais em investimentos, e contribuindo também para a geração de milhares de empregos (BRASIL, 2017 apud ANDRADE; DIAS; ARAÚJO, 2018, p.01).

No Brasil, de acordo com o Censo Agro (2017), no Ranking de Lavoura permanente do Brasil por Área colhida, a cultura da laranja ocupa a segunda posição do ranking, com 519.549 hectares; a cultura do café é a cultura que ocupa o primeiro lugar do ranking, com 1.283,999 hectares, daí se vê tal representatividade desta cultura para as economias microrregionais e nacionais. Ainda assim, baseado no mesmo censo, o Estado do Paraná ocupa a terceira posição no ranking de quantidade produzida de laranja, com expressivas 620.511 toneladas, ficando atrás apenas de Minas Gerais (918.014 toneladas), e São Paulo (13.168.179 toneladas).

Neste contexto, a questão norteadora da presente pesquisa é: como a Contabilidade de Custos, junto com a Contabilidade Rural podem auxiliar na tomada de decisão ? Quanto ao objetivo geral, refere-se em apresentar e descrever como a Contabilidade de Custos, junto com a Contabilidade Rural podem auxiliar na tomada de decisão. Já os objetivos específicos preocupam-se em apresentar o cálculo de precificação do preço do litro do produto pela metodologia do Markup; e levantar e apresentar a importância da contabilidade para o agronegócio.

Atualmente o Brasil é um dos maiores e mais importantes exportadores de laranja, fato este que impacta fortemente no PIB brasileiro, e devido a isso é de suma importância para o produtor o conhecimento das ferramentas fornecidas pela Contabilidade, a fim de aperfeiçoar e obter maior controle econômico, financeiro e patrimonial de seu negócio.

Por fim, a escolha do tema foi motivada partindo da ideia de que as informações geradas pela Contabilidade, em especial a Contabilidade aplicada ao setor Rural, podem tornar-se um diferencial de planejamento para os empresários tanto do agronegócio como da agricultura, setores que representam uma significativa fatia na economia nacional, contribuindo para o processo de tomada de decisão, planejamento e gestão do negócio.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A Ciência Contábil

 Para Marion (1998, p. 24), a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Os modelos de decisão são constituídos a partir da concepção do usuário da informação contábil, inserido este em um contexto mais amplo de objetivos, representando o elemento final de um segmento social.

Segundo Marion (2005) a contabilidade é a linguagem dos negócios, mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões.

2.2 A Contabilidade de Custos e a Contabilidade Gerencial

Para Crepaldi (2004, p.15) a Contabilidade de Custos “é uma técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisão”. Neste sentido, a contabilidade de custos procura levantar aos administradores as informações necessárias para o auxílio no processo de gerenciamento de seus negócios.

Com o estágio atual da Tecnologia da Informação e o E-Commerce (comércio eletrônico), o que geraram um aumento significativo da competitividade nos mercados industriais, comerciais ou de serviços, os custos tornam-se altamente relevantes para a tomada de decisões em uma empresa. “Isto ocorre devido à alta competição existente, as empresas já não podem mais definir seus preços apenas de acordo com os custos incorridos, e sim, também, com base nos preços praticados no mercado em que atuam” (MARTINS, 2003).

A Contabilidade de Custo nada mais é do que o uso dos princípios da Contabilidade Gerencial para registrar os custos da operação de um negócio, de tal maneira que com os dados da produção e das vendas, se torne possível à administração utilizá-los para esclarecer os custos de produção e de distribuição, tanto por unidade como pelo total, para um ou para todos os produtos fabricados ou serviços prestados e os custos das diversas funções do negócio, entre tantas outras decisões (NETO, 2012, p.09).

Segundo Neto (2012, p.8 - 9) as funções básicas da Contabilidade de Custos são:

  • Determinação do Lucro da Organização: de posse dos dados originários na Contabilidade Geral, e auferindo-os de maneira diferente, tornando-os úteis a alta administração.
  • No Controle das Operações: com dados sobre suas operações e demais recursos utilizados, como estoques, preço de compra de produtos e serviços para utilização em orçamentos e na comparação entre o orçado e o realizado.
  • Na Tomada de Decisões: em tudo que envolve produção, seja na tomada de decisão de preço considerando o retorno sobre o investimento, seja na decisão de retirar ou adicionar um produto à linha de produção, na variação do custo com insumo, ou, na decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta de negócio.

Segundo Marion (2009), os usuários da contabilidade gerencial são pessoas que se utilizam da contabilidade e análise de balanços, se interessando pela situação da empresa e procurando respostas através da contabilidade. Nesta vertente, é possível definir que os usuários da contabilidade gerencial “são pessoas ou entidades interessadas em conhecer a situação da empresa para tomada de decisões: administradores, gerentes, governos, bancos, fornecedores, etc.” (MARION, 2009, p. 30).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com