TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV)

Artigo: Conceito de Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Artigo  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  462 Visualizações

INTRODUÇÃO

Na sua grande maioria, as operações financeiras são feitas por dois modos de capitalização, a simples e a composta. Por conveniência, a capitalização simples é mais usadas para períodos de capitalização inferiores a 1 (um) mês e a descontos de títulos junto aos agentes financeiros, exemplo a cobrança de juros do cheque especial no período inferior a um mês. Já a capitalização composta é para períodos de capitalização maiores que 1(um) mês, como exemplo os empréstimos pessoais que as instituições de crédito oferecem aos consumidores.

O valor inicial de uma aplicação qualquer é chamado de VALOR PRESENTE (PV), o que nos leva ao valor do resgate, que é chamado de VALOR FUTURO (FV).

Conceito de Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV).

Valor Presente: O valor presente é o somatório dos valores presentes dos fluxos individuais – positivos e negativos, ou seja, é o valor de cada fluxo de caixa descontado ao momento presente pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente.

Valor Futuro: O valor futuro é o somatório do “carregamento” de cada fluxo, seja negativo ou positivo, até o pagamento final pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente. Em outras palavras, para encontrar o valor futuro deve-se tomar cada recebimento e pagamento e calcular o valor futuro desses fluxos individuais, até o vencimento da operação, utilizando uma taxa de juros predefinida.

Desenvolver o exercício proposto a seguir do regime de capitalização simples e composto

Dados hipotéticos:

Valor do Capital: R$ 120.000,00

Prazo: 18 meses

Taxa de juros: 1,25% ao mês

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com