TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

CONTABILIDADE PARTE INDIVIDUAL

JIZMEIRE ALVES MOREIRA RA: 8484177217

Etapa 1 \ 2

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade é tão antiga quanto a civilização, esta ligada as primeiras preocupações e interpretação dos fatos ocorridos, com o objetivo de contabilizar e organizar os bens.

A origem da contabilidade esta ligada nas principais cidades da antiguidade, devido uma necessidade dos registros comerciais.

O primeiro Registro foi de forma rudimentar, feito pelo homem que encontrou formas mais eficientes de processar seus registros.

 As atividades de troca e vendas dos comerciantes semíticos requeriam o acompanhamento das variações de seus bens, surgindo assim as primeiras escritas contábeis feitas pelos egípcios.

Na cidade de Ur, na caldéia onde viveu Abraão, personagem bíblico citado no livro de Gênesis, encontraram-se, em escavações, importantes documentos contábeis, onde estão registradas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja,Custos diretos. Há 5 mil anos antes de Cristo, o Homem já considerava fundamental apurar os seus custos.

Os sumério-Babilônios deram inicio a semente da contabilidade e os egípcios deram continuidade e os Italianos fizeram o cultivo e a colheita.

No século xv deu-se início a fase moderna da contabilidade, Frei Luca Paciole (Matemático, teólogo, contabilista), entre outras profissões, deixou muitas obras, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração, o mesmo abriu procedente que para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. A formalização da contabilidade ocorreu na Itália.

Foi a Itália o primeiro país a fazer restrições á prática da Contabilidade. O método de partidas dobradas era utilizado na Itália, principalmente na toscana, desde o século xIv.

Primeiro se reconhece o devedor e depois o credor, prática usada até os dias de hoje.

Mais conhecida como crédito e débito, para todo crédito existe um deito.

No Brasil deu-se inicio ao ensino de contabilidade com a chegada da família Real Portuguesa, incrementando a atividade colonial, devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda dos estados em 1808.

Em 1945 houve o reconhecimento do nosso Presidente Eurico Gaspar Dutra.

Nos dias de hoje as funções do contabilista não se restringe ao âmbito meramente fiscal, porém vital para as empresas com informações mais precisas possíveis para tomada de decisões.

A contabilidade é uma ciência social, através da ação humana que gera  modifica o fenômeno matrimonial.

Em tudo o que fazemos na vida, precisamos dos métodos quantitativos, dos números.

Todos os passos que damos em nosso dia a dia submetemo-nos aos números ex: no relógio para sabermos as horas, na velocidade do carro, em nosso salário recebimentos e pagamentos etc.

Com a evolução na ultima década na área de ciências contábil houve uma grande mudança nos  Princípios  da contabilidade que se refere a resolução.

Constitui condição de legitimidade das normas  Brasileiras de contabilidade (NBC).

Deve conter verdades, originalidade, atualização monetária, competência e prudência.

Etapa 3 – Jizmeire Alves Moreira

O objetivo da contabilidade é mostrar um resultado exato, mostrando o lucro ou prejuízo. Gera e modifica o fenômeno patrimonial, acompanha de perto o desenvolvimento econômico, fornecendo informação estruturada de natureza econômica, financeira e subsidiariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com