TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1    Conceitos de funções administrativas        

2.1.1  Conceito do patrimônio        

2.1.1.1   Fontes (origens) de recursos        

2.1.1.1.1  Análise de mercado        

2.1.1.1.1.1  Demanda,oferta e equilibrio do mercdo        

2.1.1.1.1.1.1  Estruturas de mercado        

2.1.1.1.1.1.1.1  Contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social        

3 CONCLUSÃO        


  1. INTRODUÇÃO

Hoje, o mercado empresarial tem crescido de forma repentina, e dentro desse contexto alguns aspectos precisam ser estudados para que uma empresa não feche suas portas por falta de informação e conhecimentos teóricos que são fundamentais para o progresso de uma entidade.

Neste trabalho, abordaremos questões relativas às Funções Administrativas, Teórico que desenvolveu e principais mudanças ao longo do tempo.

Outras questões tratadas neste trabalho são: Conceito de Patrimônio, Fontes de recursos, conceituando o que é Capital Social e Capital de Terceiros.

Outros fatores importantes e também trabalhadas são: Análise de Mercado; Demanda, oferta e equilíbrio de mercado; Estruturas de mercado e Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

Todos esses assuntos serão abordados de forma clara e objetiva para maior aproveitamento de todo o tema exposto.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNCÕES ADMINISTRATIVAS

Têm-se como funções básicas da administração: o planejamento, a organização, a direção e o controle, todas de suma importância para o desenvolvimento de uma empresa.

Conhecer essas funções torna-se fundamental para o empresário que quer alcançar seus objetivos dentro da entidade.

Segundo o autor José Manoel da Costa em seu livro Contabilidade Básica diz que é por meio das funções administrativas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. Sendo que, sua aplicação impactará diretamente no resultado das empresas.

PLANEJAMENTO é definir missão; formular objetivos; definir os planos para alcança-los e programar as atividades. Dentro destas definições nota-se que para se obter crescimento é preciso um bom planejamento, buscando colocar em prática a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação e a definição de políticas e procedimentos.

Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado (KAWASNICKA, 1995, p.169).

ORGANIZAÇÃO complementa a função de planejamento, pois para atingir os objetivos as organizações devem preparar a estrutura interna, preparando-se para o desempenho necessário para o cumprimento da missão.

DIREÇÃO esta função engloba tomada de decisão, comunicação com os subordinados, superiores para obtenção de motivação e desenvolvimento pessoal. Nesta função entra a liderança que deverá motivar seus subordinados para através da comunicação, relacionamento e orientação.

CONTROLE requer considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

  1. .1 CONCEITO DO PATRIMÔNIO

Para José Manoel da Costa (2009, p.43 e 44) patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público) e constitui um meio (recursos) necessários para a realização dos objetivos das entidades.

Os Bens podem ser classificados como tangíveis e intangíveis, móveis e imóveis.

Direito é tudo que as empresas têm a receber.

Obrigações são as dívidas, contas que a empresa tem a pagar.

Porém, para o autor Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

O patrimônio é um conjunto de definições entre eles os bens, direitos e obrigações são vinculados a entidade (empresa, poder público e outro) constitui um meio de recursos necessário para realização dos objetivos.

Bens é um dos componentes muito importantes dos conceitos, o bens são as coisas em geral, que por satisfazerem as necessidades das pessoas e considerada itens de riquezas é possível negociar, vender trocar são coisas positivas

Os direitos são os haveres ou créditos que temos contra alguma pessoa ou empresas. Representado por as duplicatas a receber títulos a receber, alugueis a receber os impostos recuperá etc. automaticamente a empresa pode ter direito e outra empresa ou pessoa tem suas obrigações. Apresentam seus compromissos pode ser pessoas físicas ou jurídicas, esse titula tem algumas formalidades, uma delas é o vencimento, data em que você ou sua empresa vai receber esses valores.

Obrigações é a parte negativa do patrimônio, são dívidas e que a pessoa ou empresa tem a pagar a outra pessoa, normalmente tem prazo de vencimento determinado, algumas obrigações cujo vencimento não é previamente definido damos o nome de provisões, por que deverão ser pagas, mas não tem um vencimento previamente conhecido. Como por exemplo, as obrigações exigíveis há as dívidas com fornecedores, os empréstimos bancários, os salários a pagar, os imposto e encargos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com