TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis

Por:   •  30/8/2015  •  Ensaio  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho fizemos uma análise de personalidade dos funcionários e sócios de um pet-shop (Pet Glamour) com base em um dossiê que reporta os comportamentos negativos apresentados pela equipe. A partir dessa análise pudemos caracterizar uma implicação negativa da percepção de cada pessoa.

2 DESENVOLVIMENTO

O dossiê está disponível no link:

<https://docs.google.com/open?id=0B_3yd4mKLmuVOWJnN09LQWJNenc>

Abaixo se encontra a tabela com as características do Big Five de cada personagem e uma implicação negativa de suas percepções. Importante lembrar que essa análise é bastante superficial, pois temos poucas informações.

Tabela 1 - Tabela de comportamentos individuais:

Nome Big Five Implicação negativa

Alba Lourenzão INCONSCIÊNTE: Transfere sua culpa

EMOCIONALMENTE INSTÁVEL: Não se manteve calma perante a queda no faturamento

FECHADA A EXPERIÊNCIA: Não se propõe a ajudar João nas tarefas administrativas Tem a percepção de que João é responsável pela queda no faturamento, porém pode ser devido a fatores externos e econômicos. Ao transferir a culpa ela cria um stress e desconforto, que atinge todo o negócio. Tem dificuldade de assumir as próprias tarefas, falta auto-controle e é irresponsável.

Moças da tosa:

Anita Túlio Jordão

e

Léa Júlio Jordão DESAGRADAVEL: Cria conflitos com o tosador

INCONSCIÊNTE: Desorganização no estoque

EMOCIONALMENTE INSTÁVEL: Se irrita com as provocações do tosador Por ser emocionalmente instável se deixa abalar com as provocações do tosador.

A desorganização acarreta em uma falha de contagem de estoque o que causa uma sensação de descontrole.

Éder Seles DESAGRADAVEL: Muito arrogante

INCONSCIÊNTE: Cria problemas com as meninas da tosa Tem a percepção que é um artista, superior, e sua arrogância tem um gênero desagregador dentro da empresa.

Moças das vendas:

Elaine Vérner

e

Leila Xavier INCONSCIÊNTE: Muitos atrasos

FECHADA A EXPERIÊNCIA: Desinteresse pelo negócio. Seu excesso de faltas gera desfalque na equipe, sobrecarregando os demais funcionários. Talvez não esteja satisfeita com o salário ou o trabalho, ou talvez não dê o devido valor ao seu emprego. Falta comprometimento, organização e responsabilidade.

Quanto aos atestados médicos, cabe apurar se são verdadeiros, ou até mesmo se o manuseio de produtos de pet não está afetando a sua saúde.

João Maria Lourenzão INCONSCIÊNTE: Transfere sua culpa

EMOCIONALMENTE INSTÁVEL: não é autoconfiante para solucionar os problemas do negócio

FECHADO A EXPERIÊNCIA: Não se dispõe a discutir os problemas da empresa e quem sabe repensar a divisão de tarefas Por ser emocionalmente instável se sente sobrecarregado com excesso de responsabilidades, fazendo com que ele tenha necessidade de direcionar o problema para Alba, lhe falta autoconfiança e uma melhor autoridade.

Rui Leme INTROVERTIDO: Não se dispõe a resolver os conflitos com a equipe de tosa

DESAGRADAVEL: Não é cooperativo.

INCONSCIÊNTE: Sua tarefa é cuidar da equipe de vendas. O pessoal do banho e tosa não está subordinado a ele portanto não precisam reportar para ele.

EMOCIONALMENTE INSTÁVEL: Não demonstrou autoconfiança diante das situações adversas.

FECHADO A EXPERIÊNCIA: Não se dispõe a socializar com a equipe Ele tem a percepção de que as meninas da tosa deveriam reportar-lhe o uso de material, isso faz com que ele sinta que o negócio saiu de seu controle, o que se manifesta na forma de constantes reclamações.

Falta autoridade com a equipe para que a hierarquia seja cumprida.

3 RELATÓRIO DA ETAPA 1

O Pet Glamour está passando por uma pequena crise, houve uma queda no faturamento que gerou conflitos na equipe gerencial, em particular, os sócios não chegaram num acordo e eles acabam culpando um ao outro, o que gera mais stress e mal estar.

A falta de comprometimento e comunicação entre os colaboradores contrubui para que o problema não seja solucionado.

João está se sentindo sobrecarregado e estressado com as constantes cobranças de Alba, pois o que foi acordado era que ela seria responsável pela gestão do banho e tosa e ele cuidaria das tarefas administrativas, por isso ela parece não se interessar em negociar com João sobre os problemas do pet shop.

O gerente Ruy reclama que o pessoal do banho e tosa não reporta o uso dos produtos, porém eles não estão subordinados a Ruy. Seria interessante se o organograma fosse revisto conforme figura abaixo para que assim fosse cumprida a hierarquia.

Figura 1 – Nova hierarquia a ser proposta

Éder da tosa cria problemas com as meninas do banho, seu ego inflado causa mal estar no clima organizacional. Sua necessidade de ser apreciado está prejudicando toda equipe.

Na equipe de vendas falta comprometimento, constantes atrasos e faltas contribuem diretamente para a queda no faturamento, o que levaria a direção a pensar em demiti-las, ou ao menos aplicar uma advertência, um último aviso.

No geral a parte administrativa carece de comunicação, para que possam reorientar as tarefas e realinhar os interesses. Falta também autoridade, pulso firme, do gerente (Ruy) com as moças das vendas.

4 FATORES MOTIVACIONAIS DOS GESTORES

Na tabela abaixo estão dispostos os fatores que foram considerados para a equipe gerencial do Pet Glamour. Essas informações foram concluídas a partir de uma análise detalhada do dossiê.

Acredita-se que todos são motivados por trabalharem com animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com