TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.083 Palavras (25 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

A contabilidade é a Ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos na situação econômica e financeira das entidades para se obter uma melhor compreensão da situação do patrimônio. A Contabilidade Ambiental é um ramo da contabilidade tradicional só que com enfoque voltado para mensuração dos fatos ambientais. A gestão Ambiental é um sistema que ajuda as entidades a visualizar de forma mais simples os problemas ambientais que suas atividades estão gerando e auxiliam a tomar decisões que podem ajudar a minimizar efeitos negativos causados pela empresa no meio ambiente. O termo sustentabilidade está ganhando cada vez mais enfoque no mundo, tendo em vistas, os diversos problemas ambientais que a sociedade vem vivenciando ao longo das décadas, por isto ser sustentável, no contexto empresarial, não está apenas ligado a ser ecologicamente correto, envolve também ser economicamente viável, socialmente justa. Resíduos sólidos é todo o material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, ou seja, está presente em toda a sociedade em grande escala, por isto as empresas sofreram pressões para minimizar o descarte no meio ambiente.

Palavras Chaves – Contabilidade Ambiental, Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Resíduos Sólidos.

INTRODUÇÃO

Devido a crescente escassez dos recursos naturais, a degradação da natureza e a pressão exercida pela sociedade, tornou-se uma tendência mundial a aplicação de políticas de gestão ambiental.Neste trabalho, mostraremos a contabilidade como uma ferramenta que auxilia na gestão ambiental, pois ela produz alguns dados essenciais, que possibilitamobter uma melhor visão sobre os impactos que a empresa está causando no meio ambiente. É muito importante para a implantação da gestão ambiental que todos os setores da empresa tenham comprometimento com a redução da emissão de resíduos sólidos para a eficácia do gerenciamento.Após realizarmos algumas pesquisas sobre as ações sustentáveis praticadas pela universidade,percebemos que apesar de ser uma entidade voltada para o ensino e por isso suas atividades não causam muitos impactos ambientais; a Unimonte possui diversas politicas sustáveis, visando conscientizar tanto seus funcionários quanto os alunos.

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE AMBIENTAL

Historicamente, a Contabilidade do Meio Ambiente passou a ter status de um novo ramo da ciência contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do "relatório financeiro e contábil sobre passivo e custos ambientais" pelo Grupo de trabalho intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de Contabilidade e relatórios (ISAR – United NationsIntergovernanmentalWorkingGroupof Experts onInternational Standards ofAccountingandReporting).

CONTABILIDADE AMBIENTAL

Deve-se entender que a Contabilidade Ambiental não é um novo tipo de contabilidade, e sim uma especialização da mesma, que surgiu com a necessidade de se analisar os impactos causados no meio ambiente. Hilário Franco conceitua a Contabilidade Tradicional como:

Ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica. (Hilário Franco,1989)

Portanto a Contabilidade fornece os elementos fundamentais para que uma entidade possa ser bem administrada, através dos Relatórios contábeis e o acompanhamento das contas Patrimoniais e as de Resultados, o controle das disponibilidades, como os bens e direitos constantes do Ativo e as Obrigações constantes do Passivo, por apresentar todos estes elementos ela se tornou essencial na tomada de decisões efetuadas pela entidade.

Por isso a aplicação da Contabilidade na elaboração e divulgação das informações ambientais chamou-se de “Contabilidade Ambiental”.

A Contabilidade Ambiental pode ser entendida como a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões. (Paiva, 2003. p. 17).

 Já Ferreira (2003) salienta que a Contabilidade Ambiental não se refere a uma nova contabilidade, mas a informações que relatem adequadamente, em termos econômicos, as ações ambientais de uma entidade que modifiquem seu patrimônio.

Contudo a Contabilidade Ambiental não se difere muito da Contabilidade Tradicional que a maioria das empresas utiliza. Podemos dizer que a diferença entre ambas está no enfoque, pois a contabilidade tradicional visaa análise do patrimônio das entidades por meio de relatórios financeiros e econômicos. Já a Ambiental analisa os fatos contábeis com uma visão voltada para o meio ambiente.Segundo aDra. Gardênia Maria Braga de Carvalhoem uma entrevista publicada pelo site www.jurua.com.br:

A Contabilidade Ambiental também contabiliza e evidencia fatos como a reciclagem de produtos ou insumos, o aumento do ciclo de vida dos produtos, a utilização de tecnologias limpas, a adoção de iniciativas ambientais, como educação ambiental, demonstrando que se preocupa com a condição do meio ambiente e das comunidades em seu entorno. 

Entretanto teoricamente parece ser fácil tanto seu entendimento quanto a sua aplicação, mas na prática são encontradas várias dificuldades por ainda ser um ramo contábil muito recente e aberto. A principal delas é a segregação das informações de natureza ambiental, o que acaba dificultando o contador fazer uma classificação correta e uma avaliação contábil.

Bergamini Júnior (1999, p.4) enumera outros fatores que dificultam o processo de implementação da contabilidade ambiental:

  • Ausência de definição clara de custos ambientais;
  • Dificuldade em calcular um passivo ambiental efetivo;
  • Problema em determinar a existência de uma obrigação no futuro por conta de custos passados;
  • Falta de clareza no tratamento a ser dado aos "ativos de vida longa", como por exemplo, no caso de uma usina nuclear;
  • Reduzida transparência com relação aos danos provocados pela empresa em seus ativos próprios, dentre outros.

SegundoTinoco e Kraemer (2004, p. 148) existem três razões para uma empresa adotar o uso da Contabilidade Ambiental a primeira é a Gestão Interna que está relacionada com a ativa gestão ambiental e seu controle, visando à redução dos custos e despesas operacionais e assim melhorando a qualidade de seus produtos; a segunda é as Exigências Legaise normativas são aquelas que podem obrigar os diretores  a controlar mais seus riscos ambientais, sob pena de multa e de indenizações; a terceira razão citada pelos autores  é a demanda dos parceiros sociais, a empresa está cada vez mais submetida as pressão  internas e externas exercidas pelos seus clientes, fornecedores, empregados, organizações ecológicas, administração pública entre outras. Logicamente existem outras razões para a empresa adotar a contabilidade ambiental, não apenas esta três citadas pelos autores, por exemplo, a utilização desta ferramenta contábil atualmente vem gerando um marketing positivo para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (374.5 Kb)   docx (847.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com