TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

5 REFERÊNCIAS        

        



  1. INTRODUÇÃO

A globalização invade aceleradamente o mundo dos negócios, e traz consigo as fortes tendências no âmbito da economia mundial. Através dessas necessidades, surge a necessidade de realizar um planejamento tributário que tenha retorno financeiro satisfatório com investimento que se pretende efetuar.

Em meio a diversidade de sociedades, surge a figura da incorporação, fusão e cisão na esfera da reorganização societária com o objetivo obter vantagem econômica e fiscal, esta ultima que oprime as atividades em qualquer organização. Em suma, pode-se dizer que as empresas se organizam para adentrar em mercados que estão sendo dominados por outra, para se fortalecerem ante à concorrência ou mesmo para trocar tecnologias úteis entre si.

As empresas modernas  e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. É claro que estamos falando da controladoria! Vamos aprofundar nosso conhecimento além se simples conceitos!


  1. DESENVOLVIMENTO

As empresas constantemente buscam pela inovação, sucesso empresarial, sobrevivência de forma competitiva no mercado atual e apresentam grande interesse em adquirir novos métodos. O planejamento tributário sendo uma ferramenta, que visa projetar as atividades econômicas da empresa, para conhecer as possíveis alternativas válidas dentro da legislação vigente, buscando mediante á uma análise detalhada, avaliá-las, adotando aquela melhor se adequa, a fim de reduzir o montante dos tributos. Seguindo nessa linha de pensamento, a necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une a competitividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores.

A controladoria desempenha um papel fundamental ao auxiliar os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional. Sua função é fornecer informações sobre desempenho, monitorar o processo de elaboração do orçamento, definir padrões, projetar resultados com foco no equilíbrio organizacional e prevenir qualquer tipo de excesso, desperdício ou minimizar a possibilidade de possíveis, fraudes, além de fortalecer os controles internos da organização.

A controladoria se mostra preparada para sugerir soluções para os problemas identificados e os gestores conseguem ter as informações necessárias para tomar a decisão mais adequada. Seu objetivo é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuidade do negócio da empresa, e caberá ao gestor optar pela decisão de novos investimentos ou novas aquisições. Assim, caberá a controladoria analisar e mensurar o impacto das legislações no resultado econômico da empresa e atender diversos agentes do mercado, seja como representante, ou apoiando o gestor responsável.

 A cisão é a operação societária por meio da qual uma sociedade transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, tanto constituídas especialmente para tal fim como já anteriormente existentes. Contudo, a controladoria assume sua função com estratégicas e mecanismos organizacionais que permite detectar problemas e fragilidades para os gestores no campo administrativo.

O processo adotado pela empresa será uma pratica de Elisão fiscal, pois, trata-se de um planejamento tributário que visa a redução e incidência da carga tributária, sendo de conduta lícita do contribuinte antes da ocorrência do fato gerador, sem a intenção de reduzir, eliminar ou postergar a obrigação tributaria. A Elisão consiste nas escolhas preliminares autorizadas pela legislação, ou não proibidas por esta, que evitam diminuir ou protelar o pagamento de tributos.

  Examinando as demonstrações contábeis da empresa Alfa S/A que compreendem o balanço patrimonial, foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas. Pode-se afirmar que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada a fundamentar as leis fiscais, pois demostra clareza em seus dados de Ativo e Passivo, portanto, esta de acordo com as normas contábeis Brasileiras e em conformidade com as melhores práticas de mercado.

INCORPORAÇÃO – APÓS INCORPORAÇÃO – Empresa Alfa S/A

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

R$ em mil

PASSIVO

R$ em mil

CIRCULANTE

CIRCULANTE

DISPONIBILIDADES

25.000

FORNECEDORES

34.000

CRÉDITOS E VALORES

70.000

OBRIGAÇÕES SOCIAIS

13.000

DUPLICATAS A RECEBER

50.000

OBRIGAÇÕES FISCAIS

16.500

ESTOQUES

NÃO CIRCULANTE

MERCADORIAS PARA REVENDA

17.500

PASSIVOS FISCAIS

5.000

NÃO CIRCULANTE

INVESTIMENTOS

5.000

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

329.000

IMOBILIZADOS

185.000

TOTAL DE ATIVO

397.500

TOTAL DE PASSIVO

397.500

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com