TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Por:   •  10/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1 INTRODUÇÃO 6

2 Diferença entre empresa se sociedade LTDA e a empresa EIRELI 7

2.1 Os passos para a constituição da empresa.......................................................7

3 CLUSÃO 9

4 Referências 10

Apêndice A 11

1 INTRODUÇÃO

Dentre os agentes Financeiros, ativos participantes da economia das nações, temos as organizações empresariais, que contribuem com sua manutenção e crescimento. Entende que este dinamismo não acontece isoladamente, sendo necessária a intervenção humana para o gerenciamento das ações dessas organizações. Temos nesse a chamada Assessoria Contábil junto com a gestão empresarial que amparada em técnicas de legalização empresarial, pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização em direção de seus objetivos.

Diferença entre empresa se sociedade LTDA e a empresa EIRELI

SOCIEDADE LIMITADA

Uma empresa designada LTDA, deve ter no máximo 07 sete sócios, de natureza jurídica e se por ventura houver um ou mais sócios ela será uma sociedade anônima, ou outra designação que se enquadrar, se houver somente um responsável e o capital for baixo será designado micro empresa. Caso contenha dois ou mais sócios haverá divisão de quotas, assim o capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, ou seja, cada um possui uma responsabilidade limitada. Em caso de dívidas eles dividirão ao meio a responsabilidade de pagamento.

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI

A EIRELI caracteriza-se por não possuir tipos diferentes, sempre necessita possuir personalidade jurídica, constituída por apenas uma pessoa física, assim essa única pessoa titular tem a totalidade do capital social e o capital social mínimo exigido para a abertura de uma empresa de responsabilidade limitada é de 100 salários mínimos devidamente integralizado e esse titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

A pessoa física que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá ter uma única empresa dessa modalidade.

Portanto a empresa segmento Ltda pode conter um leque de benefícios para os seus sócios e para o departamento jurídico do negócio, mesmo contendo apenas um titular a empresa Ltda ou micro empresa pode ser boa, porem se houver falência o titular fica com total responsabilidade do prejuízo.

Já na Eireli é especifica para quem não possui sociedade, podendo ter mais facilidade ao abrir e fechar a empresa, entretanto a pessoa titular ou física só poderá ter uma única empresa nesse segmento.

1.1 Os passos para a constituição da empresa

1°- Em uma Junta Comercial, define-se no nome comercial pretendido. Para ser arquivado é necessário apresentar os documentos dos sócios, o contrato, o requerimento padrão e o pagamento das guias (DARF). É bom saber que antes da junta comercial já tem que ter um ponto em vista.

2° - A solicitação do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) para isso tem que apresentar a pessoa jurídica através do site da Receita Federal, esse cadastro indispensável em aberturas de contas e em financiamentos.

3°- Com o CNPJ em mãos pode-se dar entrada no Alvará na prefeitura, assim ira preencher os seguintes procedimentos: o formulário próprio, consulta comercial aprovada, o cnpj, o contrato social e os laudos e documentos solicitados na consulta comercial. O Alvará ira licenciar o seu ponto assim gerando as guias de pagamento do IPTU e ISS.

4° - A Inscrição Estadual, ela é obrigatória para todas as empresas dos setores da Indústria, comércio, serviços de transporte intermunicipal e interestadual e os serviços de comunicação e energia. Com ela se da obtenção da inscrição no ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).

2 CLUSÃO

A manipulação do patrimônio é o objetivo da contabilidade, para isso ela adota ferramentas que possibilitam, através de seus conhecimentos e princípios, contribuir para a continuidade dos negócios.

Utiliza-la ao máximo é obrigação profissional dos contabilistas e correta estratégia para a administração das sociedades.

3 REFERÊNCIAS

Sites utilizados para pesquisa:

Junta Comercial do Paraná. Disponível em:

<Http://www.juntacomercial.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=163 >

Acesso em 28/10/14.

Portal Tributário. Disponível em:

<Http://www.normaslegais.com.br/guia/sociedade-limitada.htm>

Acesso em 28/10/14.

Portfolio. Disponível em:

<Fle:///D:/Downloads/portifolio%20individual%202%C2%BA%20semestre%20contabilidade%20unopar.pdf> Acesso em 29/10/14.

SINDUSCON. Disponível em:

<Http://www.sinduscon-pr.com.br/principal/home/?sistema=conteudos%7Cconte

udo&id_conteudo=18> Acesso em 29/10/14.

Âmbito Judiciário Google Analytics. Disponível em:

< Ambito-juridico.com> Acesso em 29/10/14.

Apêndice A

ALT TAB MANUTENÇÃO EM PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA.

CONTRATO SOCIAL

1. Júlio Cesar da Silva, Brasileiro, casado, com regime de comunhão parcial de bens, em 28/01/1986, Administrador, CPF de nº 300.400.500-00 nascido em 15/01/1955, RG de nº 123.456.78 SSP/MG em data

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com