TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.986 Palavras (16 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 – DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4

3 – TIPOS POSSÍVEIS DE EMPRESAS NO BRASIL.................................................5

3.1 - Empresário individual .......................................................................................5

3.2 - S.A. – Sociedade Anônima ...............................................................................6

3.3 - MEI – Micro Empreendedor Individual.............................................................7

3.4 - Sociedade Ltda...................................................................................................8

3.5 - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI........................9

4 - DOCUMENTOS PARA ABRIR UMA EMPRESA.................................................10

5 – PASSOS PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA............................................12

6 – CONCLUSÃO......................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

ANEXO – CONTRATO SOCIAL

1 – INTRODUÇÃO

O medo de que outras pessoas “roubem” a sua ideia de negócio faz com que alguns empreendedores evitem conversar sobre o assunto. Pesquisa e conversar com outras pessoas são atitudes recomendáveis para quem deseja ser dono da sua própria empresa, mas ainda não sabe qual caminho seguir. “Esse tipo de medo de compartilhar uma ideia atrapalha. Todo futuro empresário deveria se fazer algumas antes de escolher que tipo de negócio investir.

1. Você sabe ser dono?

Abrir um negócio exige que o pequeno empresário delegue e cobre sua equipe. Por isso, antes de escolher que tipo de negócio investir, é preciso questionar se você é melhor na área estratégica ou operacional da empresa.

2. Sua ideia tem mercado?

Sua ideia de negócio realmente atende uma necessidade do cliente ou simplesmente é uma solução muito genérica, é preciso descobrir quem vai comprar o seu produto ou serviço e fazer uma pesquisa indicando qual é o potencial do mercado.

3. O negócio é escalável?

Uma pequena empresa pode começar atendendo 10 clientes, mas o empresário deve questionar se consegue lidar com mil, ele precisa saber se é um modelo simples de ser replicado ou se há uma limitação técnica ou mesmo de mercado.

4. Quem são os meus concorrentes?

Ao pesquisar sobre as empresas atuantes no mercado que o empreendedor deseja entrar, ele poderá descobrir uma maneira de destacar seu negócio, pois toda empresa tem que ter um diferencial do mercado.

5. Quanto custará o planejamento?

O capital necessário para abrir um negócio pode ser um dos muitos obstáculos que um empreendedor irá encarar. O planejamento financeiro de uma empresa demanda também que o empresário defina o salário dos sócios, por exemplo.

2 – DESENVOLVIMENTO

Diversas são as dúvidas que aparecem na hora de abrir uma empresa, questionamentos que deixam muitos futuros empresários receosos, pois trata-se de uma escolha que pode fazer toda a diferença na saúde da empresa, dúvidas do tipo: qual será o ramo de atividade, se terá sócios, quais serão os gastos, a previsão de lucro, entre outras perguntas. Mas então surge a dúvida sobre qual modalidade jurídica sua empresa se enquadra.

Muitos empresários ou futuros empreendedores têm dúvidas sobre as diferenças entre essas modalidades jurídicas, que serão definidas por sua atividade, porte e número de sócios. E neste ponto que a escolha de um bom escritório de contabilidade é fundamental. A definição do enquadramento tributário deve ser precedida de planejamento, fazer simulações com cada modalidade no plano de negócios é essencial, é preciso estudar as opções disponíveis para que a mais adequada seja adotada. A ajuda de um profissional neste momento é importante.

Abrir empresa no Brasil não é simples. Na hora de transformar o sonho de empreender em realidade muitas dúvidas podem surgir, exigindo que os empreendedores consultem profissionais especializados no assunto antes que deem os primeiros passos no novo negócio. A contabilidade é um dos temas que despertam mais dúvidas entre os empresários, em função da grande preocupação de criar e manter uma organização com as finanças saudáveis e capazes de sustentar o crescimento.

Como já citado, diversas são as dúvidas que aparecem na hora de abrir uma empresa, questionamentos que deixam muitos futuros empresários receosos, pois trata-se de uma escolha que pode fazer toda a diferença na saúde da empresa, dúvidas do tipo: qual será o ramo de atividade, se terá sócios, quais serão os gastos, a previsão de lucro, entre outras perguntas. Mas então surge a dúvida sobre qual modalidade jurídica sua empresa se enquadra.

Muitos empresários ou futuros empreendedores não têm entendem quais são as diferenças entre essas modalidades jurídicas, que serão definidas por sua atividade, porte e número de sócios. E neste ponto que a escolha de um bom escritório de contabilidade é fundamental. A definição do enquadramento tributário deve ser precedida de planejamento, fazer simulações com cada modalidade no plano de negócios é essencial, é preciso estudar as opções disponíveis para que a mais adequada seja adotada. A ajuda de um profissional neste momento é essencial.

Escolher o tipo de CNPJ que será utilizado depende diretamente de dois pontos:

1. Estrutura que essa Pessoa Jurídica terá, principalmente em termos de sócios e funcionários;

2. Finalidade (atividade principal).

3 – OS TIPOS POSSÍVEIS DE EMPRESAS NO BRASIL SÃO OS SEGUINTES:

• Empresário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com