TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Por:   •  14/10/2015  •  Monografia  •  9.643 Palavras (39 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 39

INTRODUÇÃO

O principal atributo de controle da função financeira é também conhecido como contabilidade gerencial. A contabilidade gerencial é a organização de relatórios utilizados pela administração de uma organização ou entidade para fornecer dados para tomada de decisões internas, inclusive custos, preços, orçamentos de capital, avaliação de desempenho, ponto de equilíbrio (vendas necessárias para cobrir os custos), formação de preço de transferência (formação de preços de bens e serviços que são transferidos entre departamentos) e análise da taxa de retorno.

A contabilidade gerencial estrutura-se nas informações históricas processadas pela contabilidade financeira, para tomada de decisões que garantam a atuação dos exercícios futuros.

O presente trabalho de pesquisa tem como tema a utilização da contabilidade gerencial como ferramenta para tomadas de decisão nas empresas.

A presente pesquisa, portanto, parte do seguinte problema: Qual a importância da contabilidade gerencial nas tomadas de decisão das atuais empresas brasileiras?

Defende-se a hipótese de que a contabilidade gerencial é importante aos administradores para tomarem decisões corretas fundamentadas em números extraídos da contabilidade, visto que, são ferramentas de grande utilidade para futuras negociações e decisões e que uma empresa com planejamento financeiro, terá ferramentas para se estruturar a curto e longo prazo.

Este estudo tem como objetivo geral mostrar a importância da contabilidade gerencial como ferramenta nas tomadas de decisão nas atuais empresas brasileiras.

Os objetivos específicos são: apresentar os conceitos de contabilidade geral e seus princípios fundamentais; descrever a importância da contabilidade gerencial na tomada de decisão; mostrar algumas ferramentas existentes dentro da contabilidade que podem servir como apoio aos administradores para tomarem decisões corretas baseadas em números fidedignos.

A relevância da pesquisa no âmbito da contabilidade gerencial como ferramenta nas empresas possui três aspectos: científico, social e pessoal.

No que concerne ao conhecimento científico, a futura pesquisa mostrará aos administradores, a real função da contabilidade geral e gerencial na administração das atuais empresas brasileiras.

O caráter social, se dá pelo fato de que empresas bem geridas dificilmente passarão por dificuldades financeiras, podendo assim manter seus compromissos em dia e também, manter o quadro de funcionários ativo e em expansão.

O crescimento profissional acontecerá concomitantemente com a elaboração do trabalho, pois ao buscar conhecimento para conclusão do projeto, o graduando poderá colher informações que serão usadas no dia a dia de trabalho.

A pesquisa se embasará em Castro e Garcia (2004)Crepaldi (2008); Gitman (1997 , 2010), Lemes (2002), Menezes (2010), Marion (2008) , Oliveira (2012), Padoveze (2000), Silva (2008), para fundamentação de contabilidade gerencial.

Como metodologia, foi adotada a pesquisa bibliográfica, através de leitura crítica, a redação de resumos e paráfrases.

Além da leitura de livros pertinentes ao objeto de pesquisa, foram consultados documentos disponíveis online, devidamente referenciados na bibliografia, bem como artigos relacionados ao tema.

Este trabalho traz no primeiro capítulo as definições da contabilidade geral seus princípios norteadores e demonstra de forma sucinta o que é a contabilidade gerencial. O segundo capítulo aborda as finanças, passando pelo planejamento financeiro até chegar nos variados sistemas de custeios que podem ser utilizados por uma empresa.

Já o terceiro capítulo fala sobre as ferramentas da contabilidade gerencial através dos diversos índices que podem ser gerados por uma produção em uma determinada entidade. Por fim, segue a conclusão e referências.

1 CONTABILIDADE

Neste capítulo iremos abordar as definições de contabilidade, dissertar, sem a pretensão de esgotamento do tema, trazendo sua importância e atuação sobre a contabilidade geral e a contabilidade gerencial.

Este capítulo foi fundamentado em Basso (2011), Castro e Garcia (2004), Crepaldi (2008), Duarte (2006), Franco (1997), Garrison (2007), Menezes (2010), Marion (2004), Padoveze (2000), Paiva (2006) Portela (2011), Rosa (2010), Sá (2002), Silva (2008), Silva e Silva (2009) Warren (2002) no qual se expôs os conceitos e funções da contabilidade e seus ramos gerencial e administrativo.

A contabilidade é uma ciência social, que estuda as ocorrências que incidem sobre o patrimônio de uma entidade; sendo registrados e analisados para que se possa apresentar a entidade uma melhor orientação quanto a tomada de decisão (FRANCO, 1997, p.21, apud SILVA, 2008, p. 86).

1.1 DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE E SUAS FUNÇÕES

A contabilidade é classificada como uma ciência social, que vem evoluindo para acompanhar as diversas modificações apresentadas pelo mercado e assim buscar uma melhor maneira de disponibilizar o êxito as entidades (SILVA, 2008, p.87).

Esta ciência social tem a aptidão de conseguir identificar as diferentes aptidões da contabilidade em relação as qualidades e quantidades de uma entidade e assim proporcionar uma gestão administrativa mais competente (SZUSTER E CARDOSO, 2008 p.17).

A contabilidade se originou da imprescindibilidade do homem em controlar o que guardava e a quantidade desse patrimônio e esse controle foi se aprimorando até o desenvolvimento do comércio propriamente dito e posterior a isso veio a industrialização consolidando esse comércio (SÁ, 2002, pag. 38).

Com a modernização da sociedade, da economia e das empresas passou se a exigir da contabilidade informações empresariais de maior qualidade e que se adequem a cada empresa (DUARTE, 2006, p.58).

Para reforçar o conceito de contabilidade e a importância desta em analisar o patrimônio de uma entidade, Jacinto (1990, p.26 apud SILVA 2008 p.87) conceitua a “Contabilidade como estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa”.

Ainda temos Marion (2008, p.23) que elucida que a contabilidade é um instrumento de grande importância para a administração, auxiliando-a nas tomadas de decisões, reunindo os fatores econômicos, realizando a mensuração monetária, catalogando e apresentando os dados em forma de relatórios.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.5 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com