TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.236 Palavras (21 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 21

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UND. 2

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATPS- CONTABILIDADE GERENCIAL

                       

Campinas

Sumário

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A        

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UND. 2        

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1:        

ETAPA 02        

CONCLUSÃO:        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        

 

INTRODUÇÃO

 Vamos falar nessa etapa é o esclarecimento sobre a importância e a aplicabilidade de um sistema de informação na área contábil.
SISTEMA é uma série de elementos que trabalham em conjunto para a realização de uma determinada atividade ou um determinado fim qualquer.
0s elementos interagem entre si para processar INFORMAÇÃO e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização. E também veremos alguns exemplos de Empresas e seus segmentos.

       

ETAPA 1:

DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tipos de Sistema

 Sistemas que classificam-se em dois tipos:

-  sistemas abertos: caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas empresas e variáveis;

-  sistemas fechados: não interagem com o ambiente externo.

Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos, ambiente ou processamento, recursos, componentes, saídas, administração e avaliação.

Sistema de Informação

 Sistemas de informação classificam-se em:

- sistemas de informação de apoio às operações: o objetivo é auxiliar os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estoques, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, planejamento, controle da produção, etc);

 -  sistemas de informação de apoio à gestão: preocupam-se basicamente com as informações necessárias para a gestão econômico-financeira da empresa. Tem como base de apoio informacional as informações de processos e quantitativas geradas pelos sistemas operacionais. (ex.: contábil, controladoria, finanças).

Existem ainda sistemas específicos para auxílio direto às decisões gerenciais, tais como:

- DSS: Sistemas de Suporte à Decisão (Decision Support Systems);

- EIS: Sistemas de Informações executivas (Executive Information Systems)

Esses sistemas têm como foco fazer ajustes informações não estruturados para tomada de decisão.

- sistema integrado de gestão empresarial: tem como objetivo fundamental consolidar e aglutinar todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa. Unem e integram todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio à gestão, através de recursos da tecnologia de informação, que perpassam todos os departamentos e funções (visão horizontal e de processo, contrária à visão tradicional verticalizada da hierarquia funcional das empresas).

- sistema de informação contábil: A CVM e o IBRACON definem a contabilidade da seguinte forma:

ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL

Arquitetura de um sistema de informação contábil. Para o sistema de informação contábil gerencial vamos apresentar os principais aspectos onde devemos observar as características e os procedimentos adequados, para uma boa elaboração do mesmo. Para que a informação tenha validade integral no processo de gestão administrativa é necessário a atender a dois pressupostos básicos. Necessidade da Informação. Cabe aos contadores gerenciais construir essa “mercadoria” com qualidade, pois sabem da extrema necessidade para o gerenciamento de negócios. A necessidade da informação é determinada por seus consumidores, ou seja, é elaborado por contadores, porém deve atender aos seus consumidores. Para que um sistema de informação contábil seja vivo dentro de uma empresa e necessário o apoio da alta administração da organização. Caso dentro dessa administração não haja o conceito de utilidade e necessidade da informação é dever do contador implantar essa mentalidade na organização.
Planejamento e controle.
O sistema de informação gerencial exige a elaboração da produção dos relatórios, para atender a cada usuário. É necessário saber o conhecimento de todos os usuários e assim a elaboração de relatórios com diferentes enfoques para níveis de usuários.

Necessidade da Informação

A informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial.

O sistema de informação contábil deve ter apoio da alta administração da companhia e, por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela mesma (retaguarda).Necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil. Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.

Planejamento e Controle

O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido. Além disso, se o sistema de informações gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (359.7 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com