TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Por:   •  30/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial utilizar-se do tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização, que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.

Com a contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois bonificam as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.

ETAPA 1

ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Necessidade de informação, planejamento e controle, são esses os dois propósitos básicos e primários para qualquer informação contábil.

Necessidade de informação

Para que a informação seja necessária, ela deve-se primeiro ser desejada e útil, deve atingir necessariamente o público final, o público alvo, não apenas o contador.

As necessidades das informações devem passar por um estudo entre o contador e os gestores da empresa, para que seja demonstrado na contabilidade gerencial quais informações chaves deverão ser apresentadas.

Caso bem parametrizada e colocada em prática, junto com um contador que saiba usar de maneira satisfatória as informações, as informações passadas através da necessidade da informação é um elemento vital para o sucesso do sistema da informação contábil.

Planejamento e Controle

Para que o sistema de informação seja usado de maneira correta por todos os usuários, deve-se primeiro fazer um levantamento com todos os usuários que terão acesso à informação e o grau que cada um conhece a contabilidade.

O sistema de informação contábil deve produzir dados para atender os seguintes aspectos:

• Nível Empresarial (Estratégico, Tático e Operacional)

• Ciclo Administrativo (Planejamento, Execução e Controle)

• Estrutura da Informação (Estruturada, Semi-Estruturada e Não Estruturada)

FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL.

Existem três pontos chaves para que o sistema de informação contábil tenha validade:

Operacionalidade: Tem como fundamento básico que todos os usuários que têm a informação contábil estão trabalhando com dados e valores reais, significativos, objetivos e práticos.

Esses dados são obtidos e armazenados através de forma objetiva.

E algumas características básicas que se destacam são os relatórios concisos, elaborados através da necessidade real de cada usuário e apresentação visual e manipulação adequada.

Integração: Um sistema contábil considerado integrado é quando todas as informações necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com