TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

 A Importância da Contabilidade Gerencial para Micro e Pequenas Empresas

Conceito

A Contabilidade Gerencial é a utilização de dados gerados pela contabilidade, para o planejamento empresarial, controle de custos e tomada de decisões usadas pelos gestores da organização.

É de extrema importância para a organização, pois através dela o usuário interno e externo tem uma visão mais ampla das medidas necessárias para melhorias da organização.

Surgimento

A Contabilidade Gerencial, na verdade não surgiu de algo novo, ela começou a ser utilizada a partir do momento em que os gestores percebem a quantidade de informações geradas pela contabilidade com a única função de atender o fisco, de qualquer forma essas informações deveriam ser geradas por obrigatoriedade das entidades, mas após atender as obrigações governamentais elas eram digamos que não mais utilizadas pela entidade. Por conter informações precisas de todos os fatos gerados da entidade, surgiu-se a idéia de utilizar essas informações para melhor gerir as organizações, principalmente na tomada de decisões.

Evolução

A principio a Contabilidade Gerencial, tinha o foco na determinação de custos e controle financeiro da organização, para tanto se utilizava de orçamentos e tecnologias obtidas na Contabilidade de Custos. Com o passar do tempo foco foi no fornecimento de informações para o planejamento e controle gerencial, para tanto se utilizava de tecnologias de analise de decisão e Contabilidade de Responsabilidade. Foi também utilizado o foco na redução de desperdícios, que também é gerador pelo controle de custos. Atualmente o foco está sendo na geração de valor através do uso efetivo de recursos de tecnologias que examinam os direcionadores de valor para usuários internos e externos, e na inovação de valores para a organização.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/gestaocontabil.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade_gerencial

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com