TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade ambiental

Por:   •  27/8/2016  •  Artigo  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

CONTABILIDADE AMBIENTAL

Cristiane Arnhold[1]

Marisa Luana Schaefer Nystrom[2]

Nívea Andréia Liesenfeld[3]

Maria Lourdes Vicari de Sinqueira[4]

FEMA[5]

RESUMO

        As questões ambientais estão se tornando uma preocupação da sociedade civil, das organizações, dos consumidores e dos governos. A Contabilidade, responsável pelas demonstrações contábeis, deve atuar no interrelacionamento das empresas e o meio ambiente e demonstrar como o patrimônio destas é afetado em consequência das obrigações ambientais. As empresas que aderiram a Contabilidade Ambiental são bem vistas, respeitadas e procuradas pela sociedade, pois fazem sua parte para melhorar nosso meio ambiente e, por conseguinte, o ambiente das futuras gerações.

Palavras-chave: meio ambiente, contabilidade ambiental e gestão ambiental.

        

ABSTRACT

The ambient questions are becoming a concern of the civil society, the organizations, the consumers and the governments. The Account, being

responsible for the countable demonstrations, must act in the relact of the companies and the environment, showing as his patrimony is affected in consequence of the ambient obligations. The companies who had adhered the Ambient Account are seen with good eyes, respected and looked for the society, because they are making its part to improve our environment, consequently the environment of the future generations.

Key Words: Environment, Environmental accounting, Environmental Management

INTRODUÇÃO

        Na atualidade, a questão ambiental é motivo de constantes discussões, pois retrata a relação meio ambiente x ser humano, que pode acarretar impactos na qualidade de vida da atual e futura geração.

        O meio ambiente e meio empresarial possuem ampla relação, pois cada vez mais as entidades necessitam de diferenciais para permanecerem no mercado competitivo. Fazem-se necessárias as informações sobre gastos com questões ambientais.

        Estas informações são fornecidas pela Contabilidade Ambiental, que pode         ser entendida como a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais. Não se trata de uma nova Contabilidade, mas de um conjunto de informações que representam, em termos econômicos, as ações ambientais de uma entidade, que modificam seu patrimônio.

        A Contabilidade Ambiental, apesar de possuir grande relevância, ainda é um tema novo no Brasil e, em grande parte, do mundo; necessita, pois, de estudos científicos mais aprofundados, para ser debatido com maior transparência e seriedade por referir-se a um tema de extrema importância para o meio ambiente e sociedade em geral.

1 CONTABILIDADE AMBIENTAL

        

        

        A Contabilidade Ambiental nada mais é que uma segmentação da tradicional contabilidade; não é uma nova ciência. É a forma mais adequada para divulgar informações sobre o meio ambiente. A falta de inclusão de custos, despesas e obrigações ambientais terão impacto direto tanto na situação patrimonial como na financeira e nos resultados da empresa.

        Tem por objetivo identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômicas financeiras que estejam relacionadas à proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridas em um determinado período, visando à evidenciação da situação de uma empresa.

        “Ela somente existe se as empresas quiserem que ela exista” (SILVA apud BERGAMINI, 2008, p.37), muitas empresas preocupam-se com a imagem que passam à sociedade, ao contrário de outras, que se mostram indiferentes aos danos que causam ao meio ambiente, e em consequência, à contabilidade ambiental.

        Algumas empresas adotaram Contabilidade Ambiental, entre elas: BS Colway Pneus; Grupo Votorantim; Petrobras – Petróleo Brasileiro.

1.1 CONTABILIDADE NAS EMPRESAS

A ocorrência de grandes acidentes com conseqüências desastrosas ao ambiente e para as empresas servem como sinal de alerta para as organizações e para todo o meio empresarial voltarem atenção e esforços para a questão ambiental.

Os impactos das operações sobre o meio ambiente têm pressionado as empresas a considerar com empenho e comprometimento suas ações nos processos de produção, tanto em uma perspectiva atual, como futura, sendo uma conseqüência das transformações significativas no ambiente competitivo e da criação de uma conscientização dos consumidores em torno das limitações dos recursos naturais e de um desenvolvimento sustentável, passando a exercer uma forte e crescente pressão sobre as organizações, exigindo um comportamento ambientalmente correto das empresas produtoras dos bens que consomem.

Ou vamos ter políticas competentes, com respaldo social – que se traduzam em pagamento pelos serviços prestados e mecanismos para reduzir o lixo gerado – ou podemos nos preparar para cenários indesejáveis, em cidades imundas (KRAEMER E TINOCO apud NOVAES, 2008, p. 60).

        A degradação excessiva do meio ambiente e o desgaste exagerado dos recursos naturais têm chamado atenção em todo o mundo; com isso, o meio ambiente atrai cada vez mais atenção e interesse.

        Dentre as empresas que causam grande impacto ao meio ambiente podemos citar: mineração de carvão, produção de cal, cana-de-açúcar, papel e celulose, siderurgia e indústria petrolífera.

        Muitas empresas tentam criar maneiras para não deixar rastro de poluição e criam valas para enterrar dejetos de produção, mas vários destes dejetos demoram muitos anos para se decompor e correm o risco de serem descobertos, o que levaria a empresa a responder por um ato falho, de crime ambiental.

        Dentro da Contabilidade Ambiental, temos a Gestão Ambiental, que se refere àquilo que a empresa faz para diminuir ou eliminar os efeitos negativos sobre o meio ambiente, causados por seus processos de produção. Mostra de que forma a organização está agindo, interna ou externamente, para manter e melhorar a qualidade do ambiente, configurando, assim, uma das mais importantes atividades na área do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (752.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com