TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade aplicada

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

Através da elaboração desse trabalho podemos perceber a importância da controladoria, para garantir o sucesso da estratégia a ser adotada, a controladoria consegue ter uma visão sistêmica de toda a organização e influenciar o modelo de decisão. Assim é considerado muito valioso o trabalho dos auditores porque essa atividade contribui para que as leis fiscais sejam observadas com maior rigor. A economia acha imprescindível esse serviço porque da credibilidade as demonstrações contábeis, assegura a veracidade das informações apresentadas e dos resultados apurados.


2.DESENVOLVIMENTO: A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

A controladoria pode ser considerada como um grande avanço em relação a contabilidade, pois ela responde as demandas informacionais mais amplas mas principalmente pelo rompimento de algumas limitações estabelecidas pelas normas fiscais, com a finalidade única de garantir a eficácia decisória.

Segundo Ferez Júnior (1997), a função da controladoria é maximizar os resultados da empresa por meio da definição de um sistema de informação baseado em um modelo de gestão. Assim assessorando os gestores medindo as alternativas econômicas, além de integrar informações que facilitam a tomada das decisões. Assim podemos afirmar que as principais funções da controladoria estão relacionadas ao controle das operações empresariais, no Brasil a maioria das empresas não adotam o planejamento e o orçamento como instrumento de gestão, ocasionando assim uma defasagem na busca de informações gerencias, que são importantíssimas para a tomada das decisões. Dizemos então que a controladoria em um planejamento estratégico em meio à crescente competitividade entre as empresas inseridas no contexto globalizado atual, torna-se imprescindível a busca de meios que minimizem os custos operacionais agilizando assim todo o processo organizacional. Um dos instrumentos utilizados nos últimos tempos tem sido o planejamento tributário. A abordagem de estudo da gestão tributária na controladoria é sem duvida um aspecto importante nas organizações em função do impacto que a alta carga tributária gera no resultado econômico e financeiro. A complexidade do sistema tributário brasileiro, que é composto por um número exagerado de normas atreladas aos diversos tributos cobrados, entre impostos, taxas e contribuições, vem gerando uma constante insegurança para as organizações.

A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?

Controladoria é responsável por indicar ao gestor a melhor forma para minimizar o custo, mas será o gestor que decidirá fazer ou não a aquisição. São várias as formas de realização de planejamento tributário. Estudos comprovam a hipótese de que empresas estejam utilizando das operações de reorganização societária como umas dessas formas de planejamento tributário. Segundo Fabretti (2001b, p. 99) menciona que:

A restruturação societária pode ser feita de varias maneiras, tais como a transformação de um tipo de sociedade para outro, ou pela fusão, incorporação ou cisão. Esses eventos podem também visar a concentração de poder econômico, razão pela qual alguns deles principalmente a incorporação fusão e aquisição.

A fusão é definida como a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova assim então lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. A incorporação como sendo a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. Já a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o capital, se parcial a versão.

 A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?

A cisão é o instrumento jurídico adotado quando os sócios/acionistas de uma empresa não têm mais interesse em continuar a trabalhar juntos ou quando existem situações operacionais que recomendam uma separação de atividades para determinar um melhor foco nos negócios.

Existem dois tipos de cisão:

* A cisão parcial, quando parte do patrimônio da empresa é segregado e entregue aos sócios que se retiram da sociedade, permanecendo a empresa funcionando com o restante.

* A cisão total, quando todo o patrimônio é cindido entre os sócios, deixando a empresa de existir.

A cisão parcial é utilizada para várias situações entre as quais as mais usuais são quando:

Um sócio não tem mais interesse em participar da sociedade, Ocorre morte de um sócio e os remanescentes não aceitam os herdeiros como novos sócios, Parte das atividades da empresa deve ser separada, por conveniências operacionais, Há conflitos entre os sócios, Há conveniência do ponto de vista de planejamento tributário, Há necessidade de se vender parte do negócio. A cisão total é uma medida jurídica extrema.

BALANÇOS PATRIMONIAIS PARA ESTUDO DE CASO

INCORPORADORA-EMPRESA ALFA S/A E INCORPORADA- EMPRESA BETA S/A

INCORPORADORA- Empresa Alfa S/A

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

R$ EM MIL

PASSIVO

R$ EM MIL

CIRCULANTE

CIRCULANTE

DISPONIBILIDADE

20.000

FORNECEDORES

25.000

CRÉDITOS E VALORES

55.000

OBRIGAÇÕES SOCIAIS

10.000

DUPLICATAS A RECEBER

35.000

OBRIGAÇÕES FISCAIS

9.000

ESTOQUES

NÃO CIRCULANTE

MERCADORIAS PARA REVENDAS

15.000

PASSIVOS FISCAIS

5.000

NÃO CIRCULANTE

INVESTIMENTOS

50.000

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

226.000

IMOBILIZADOS

100.000

TOTAL DO ATIVO

275.000

TOTAL DO PASSIVO

275.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com