TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade da Construção Civil

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: (vale dois pontos) As empresas de construção civil apuram os custos do empreendimento através de um sistema de apuração de custos e no final de cada mês são transferidos para o estoque de imóveis em construção, cujo valor dos custos acumulados é finalmente levado para o estoque de imóveis acabados, quando de sua conclusão.

Então, quando uma empresa de construção civil vende imóveis ainda em andamento, isto é, em construção, o setor de contabilidade deve apurar, além dos custos pagos e os custos contratados, quais outros custos para poder apurar o resultado do período?

Resposta: Além dos custos pagos e dos custos contratados, uma empresa de construção civil que vende imóveis que ainda estão em andamento deve se preocupar com a atualização dos custos contratados, bem como com o custo orçado.

No que se refere á atualização dos custos contratados, estes “poderão ser atualizados quando houver previsão contratual, sendo que o índice a ser aplicado é aquele previsto no contrato” (ANTUNES, 2011, p. 48).

Com relação ao custo orçado, “na atividade imobiliária é permitida a dedução do custo orçado, evitando-se que as empresas que se dediquem a essa atividade antecipem os tributos incidentes sobre o lucro, que, na maioria das vezes, deve ser apurado antes mesmo de iniciar-se a construção” (ANTUNES, 2011, p. 48).

Antunes (2011) ressalta que para a elaboração do custo orçado deve-se levar em conta o preço corrente dos insumos, mão de obra, serviços prestados e demais gastos necessários ao tipo de empreendimento. O autor ainda destaca que “o custo orçado será contabilizado por ocasião da venda de cada unidade e representará a diferença entre o valor total orçado para a obtenção da unidade vendida, o valor do custo já incorrido e o custo contratado” (ANTUNES, 2011, p. 48).

Questão 2: (vale dois pontos) O plano de contas contábeis das companhias deve obedecer às disposições contidas na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 - Lei das sociedades por ações, e na Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007, a nova Lei da S/A. O plano de contas deve ser flexível, sendo possível incluir mais contas com o seu respectivo número, sempre que necessário.

Sabendo-se disso, na elaboração de um plano de contas contábil elaborado por você, indique em quais grupos e subgrupos você classificaria as seguintes contas:

1 - Material para Obra

Grupo: Ativo

Sub grupo: Ativo Circulante Estoque

2 - Imóveis a Comercializar

Grupo: Ativo

Sub grupo: Ativo Circulante Estoque

3 – Fornecedores de Serviços

Grupo: Passivo

Sub grupo: Passivo Circulante Fornecedores

4 – Obrigações com consórcios em empreiteiras

Grupo: Passivo

Sub grupo: Passivo Circulante Outras Obrigações

5 - Imóveis em Construção

Grupo: Ativo

Sub grupo: Ativo Circulante Estoque

Questão 3: (vale dois pontos) A administração de imóveis continua sendo um excelente negócio no Brasil e uma boa administração destes imóveis é de fundamental importância para o sucesso e a satisfação de seus clientes e a recompensa do esforço empresarial.

Na locação de imóveis próprios, a empresa imobiliária incorre em custos com publicidade, atendimento, cadastro, cobrança, depreciação do imóvel, seguros, entre outros, e recebe as quantias relativas à locação, sendo que todas essas despesas e receitas devem ser apropriadas pelo regime de competência.

Desta forma, explique o que é regime de competência?

Resposta: O regime de competência exige que as receitas e despesas sejam apropriadas no período que a competem, independentemente do recebimento das receitas ou do pagamento das despesas, devendo prevalecer para a apropriação a ocorrência do respectivo fato gerador. Isso significa que as receitas e despesas devem ser reconhecidas no período em que são identificados os efeitos nos benefícios econômicos futuros (YAMAMOTO; PACCEZ; MALACRIDA, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com