TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerencial

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial é reconhecida como um enfoque especial conferido a números e eventos econômicos já tratados pela contabilidade financeira. Essa abordagem específica no tratamento dos dados contábeis é útil para a tomada de decisões gerenciais. O propósito fundamental da contabilidade gerencial é oferecer à decisória possibilidade de se utilizar de um conjunto de informações que o habilitem à melhor decisão. A contabilidade gerencial é um processo de identificação, mensuração, processamento, interpretação e comunicação de informações gerenciais, compreendendo dados reais e previstos pela gestão da empresa. Robert N Anthony,é bastante sintetico em  sua   caracterização da diciplina”A Contabilidade Gerencial,que constitue o foco deste livro , preocupa –se com  informação contabil útil á administração.”

A contabilidade gerencial poderá utilizar-se de quaisquer critérios de mensuração, desde que melhor retratem a quantidade monetária que representará aquele elemento ou evento econômico. Um exemplo, os estoques, na contabilidade financeira, é avaliado pelo seu custo de aquisição e devem permanecer por este valor até a sua baixa do ativo. Na contabilidade gerencial. Um aspecto fundamental é o uso da informação contábil como ferramenta para o gestor. Para uma utilização eficaz dessa ferramenta, é necessário que este tenha um bom conhecimento dos conceitos da contabilidade financeira, de custos e, é claro, da contabilidade gerencial. A relação custo beneficia na construção da informação deve ser favorável, ou seja, o custo para se obter a informação não pode ser maior que o seu valor para a entidade.

 O objetivo da contabilidade gerencial é fornecer aos interessados (internos à organização) relatórios gerencias que contenham informações de natureza financeira, física e de produtividade, para possibitar a eles a escolha da melhor alternativa numa decisão, visando a criação de valor para o negócio.
Literaturas modernas apontam que a contabilidade gerencial é indispensável para adaptar as empresas ao seu meio ambiente em constante mutação. A contabilidade gerencial tem que estar cada vez mais avançada comparada à tradicionalmente conhecida, utilizando a tecnologia extremamente útil na mensuração das informações contábeis, e manter o foco no funcionamento dos processos produtivos, identificando dinâmicas para direcionadores e atividades na produção de bens e serviços. As informações obtidas e geradas para a contabilidade gerencial são preciosas para as transições organizacionais e gestão de todos os processos, incluindo a cadeia de valor, o caráter multifuncional de seus instrumentos de análise agregando um trabalho sistêmico com profissionais responsáveis por sua elaboração: Contadores, Engenheiros, Economistas, Administradores, Analistas entre outros. Podemos utilizar o critério de preço de reposição desses estoques quando formos construir uma informação gerencial que utilize o valor desses ativos.

 A Contabilidade Gerencial é um processo de identificação, e comunicação de informações gerenciais, trazendo dados reais como, gastos e lucros já previstos pela gestão da Empresa, porem estes precisa ter um bom conhecimento dos conceitos da contabilidade financeira, de custos e, é claro, da Contabilidade Gerencial.Portanto podemos concluir que a Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a Gestão de negócios de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com