TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade rural

Por:   •  29/9/2016  •  Dissertação  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

A atividade agrícola como qualquer outra atividade econômica, para que se consiga medir e acompanhar as variações do patrimônio é preciso que exista planejamento, acompanhamento e registro dos fatos. Desta forma deve-se criar ferramentas para coletar estas informações e auxiliar na tomada de decisões e também no planejamento das atividades, deve-se avaliar custos e despesas para com isto conseguir apurar o resultado e viabilizar ou não os próximos plantios.

A atividade agrícola precisa ter controle sobre os ativos e também deve haver depreciações, pois desde as maquinas até a própria árvore que produz os frutos precisa ser depreciada.

O que difere a agricultura de outras atividades econômicas na contabilidade é que existe um período de exercício indeterminado que vai do inicio da plantação até a comercialização da colheita.

Com isso é essencial uma boa administração e um bom controle das atividades para com isso garantir a sobrevivência da atividade agrícola.

Em todo e qualquer tipo de atividade econômica sempre houve a preocupação com os riscos a serem corridos, são riscos legais, financeiros, estratégicos, ambientais e muitos outros que preocupam administradores dos mais variados segmentos.

Como toda empresa necessita de recursos financeiros para se manter em atividade, muitas delas necessitam de crédito para dar andamento a suas atividades e com isto recorrem as instituições financeiras para conseguir empréstimos.

As instituições financeiras após uma detalhada análise de crédito fornecem financiamentos para as empresas, só que este processo vem sendo analisado e tornando-se vulnerável a processos judiciais, pois as instituições financeiras acabam sendo responsáveis solidários nas questões ambientais relacionadas a empresas poluidoras, com isso passa haver uma ligação direta entre riscos ambientais e custo financeiro.

Potenciais poluidores precisam estas adequados a legislação ambiental para conseguir obter licenciamento para operação, e precisam também estar alinhadas as exigências dos órgão ambientais, como possuir um plano gerenciador de resíduos industrias e enviar todo e qualquer tipo de resíduo para tratamento em empresa licenciada pelos órgãos competentes como FEPAN no caso do Rio Grande do Sul.

Com isso para obter crédito junto as instituições financeiras é necessário estar com tudo devidamente alinhado, não só em relação a situação cadastral financeira mas também em relação as obrigações ambientais pois como aplica-se o principio do poluidor pagador e quem gera danos ambientais precisa pagar pela recomposição do dano e com isso acaba colocando em risco a capacidade de pagamento.

Embora a maioria das empresas não informar em suas demonstrações contábeis informações ambientais, as instituições financeiras vem cada vez mais exigindo documentos e evidencias que comprovem a continuidade das atividades de forma legal para com isso garantir a quitação dos empréstimos e a co-responsabilidade das instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com