TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Administração da Produção e Operações e do Planejamento e Controle da Produção nas Empresas

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade Anhanguera – Unidade Caxias do Sul – Curso de Administração

A Importância da Administração da Produção e Operações e do Planejamento e Controle da Produção nas Empresas

PATRÍCIA DA ROSA ALVES

Acadêmica do Curso de Administração

da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul

Professor(a): Eduardo Rucker; Marcia Rohr

RESUMO

Neste estudo procurou-se demonstrar sucintamente o processo de Planejamento, programação e controle da produção de uma organização. O   desempenho da área de Planejamento e Controle de Produção é dependente de informações, incluindo a confiabilidade dos mesmos para que sejam possíveis as tomadas de decisão. A busca destas informações torna-se decisiva para que o plano de produção seja cumprido de forma ágil e assertiva. A Administração da Produção e Operações contribui na produção como forma de assegurar estas informações, sendo descritos alguns dos métodos e modelos que podem diferenciar sob cenários de incertezas. Tudo isso com o propósito de salientar a importância desta análise para o bom desempenho fabril em empresas.

Palavras-chave: planejamento, controle, produção.

  1. INTRODUÇÃO

A atual conjuntura tem forçado as empresas a buscarem alternativas para continuar existindo em um mercado cada vez mais globalizado. Cada empresa poderá encontrar soluções diferentes para seus problemas, sendo o repensar de seus processos uma fonte valiosa de possíveis melhorias. A natureza dos problemas nos planejamentos de produção nos últimos tempos tem mudado radicalmente. Passaram de um ambiente relativamente estável para um ambiente onde os ciclos de desenvolvimento de produtos e de lançamentos ao mercado aumentaram consideravelmente e o foco no atendimento às necessidades dos clientes se tornou primordial.

Busca-se através das análises dos dados, geradas pela aplicação da ferramenta proposta, atingir o objetivo geral que é demonstrar a importância do uso da Administração da produção  na maximização da produção, considerando as restrições existentes no processo produtivo, e os objetivos específicos deste trabalho, baseado nas restrições do processo de produção.

As empresas industriais estão cada vez mais engajadas em mercados de dimensões mundiais onde os múltiplos desafios estão exigindo a existência de eficientes Sistemas de Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP).

O PPCP pode ser definido como a função de apoio das atividades de produção visando que os programas acertados previamente possam ser atendidos com eficiência.

  1. LEVANTAMENTO TEORICO

  1. PCP

Segundo Corrêa e Gianesi(2001), o Planejamento da produção utiliza-se de vários itens para definir suas necessidades. O Planejamento e controle da Produção possuem diversas entradas de dados nos quais vão auxiliar na tomada de decisão do que produzir, onde produzir e com quais recursos. No final do processo, o setor de PCP emite a ordem de produção para o sistema operacional da organização.

A avaliação da disponibilidade de matéria-prima e o gerenciamento da eficiência do processo produtivo são as funções mais importantes (SLACK, E JOHNSTON,1997).

  1.  ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Slack e Johnston (2002) definem administração da produção como sendo as atividades de decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.

Davis e Aquilano (2001) defendem que, a partir de uma estratégia corporativa, a administração da produção pode ser definida como o gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização.

Stevenson (2001) considera que a função de operações engloba todas as atividades diretamente ligadas à produção de bens ou ao fornecimento de serviços e ressalta a ampliação do escopo da função para outros tipos de organização além de fábricas.

  1. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para realização do trabalho foi pesquisa bibliográfica.

  1. CONCEITO METODOLOGIA DE PESQUISA

Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma. O material publicado pode ser fonte primária ou secundária. Por exemplo: o livro Princípios de Administração Científica, de Frederick W. Taylor, publicado pela Editora Atlas, é fonte primária se cotejado com obras de outros autores que descrevem ou analisam tais princípios. Estas, por sues vez, são fontes secundárias em relação ao primeiro por se basearem nele para explicitar outras relações.

O material publicado pode também ser fonte de primeira ou de segunda mão. Por exemplo: se David Bohn escreveu um artigo, ele é fonte primária. No entanto, se esse artigo aparece na rede eletrônica editado, isto é, com cortes a alterações, é fonte de segunda mão.

  1. ETAPAS DA PESQUISA

O Planejamento e Controle de Produção, pode ser considerado como uma parte central na gestão do que hoje podemos chamar de Processo de Negócio Produzir e Distribuir. Entendido processo de negócio um fenômeno que ocorre dentro da empresa contendo um conjunto de atividades associadas às informações que manipula, utilizando os recursos e a organização da empresa. Formando assim uma unidade coesa e que deve ser focalizado em um tipo de negócio, que normalmente está direcionado a um determinado mercado/cliente, com fornecedor/cliente bem definido (JUNQUEIRA, 2003, p. 25).

Considerando que o planejamento de produção está envolvido diretamente sobre o desempenho de uma indústria multiprodutora, é necessário que todos os envolvidos estejam trabalhando com os mesmos objetivos para que não se tenha, em uma determinada etapa do processo de planejamento, o reprocesso a etapas anteriores, causando atrasos e prejuízos à organização.  

As decisões que estão sob responsabilidade do PCP, e que estão definidas em previsões de longo, médio e curto prazo, referem-se aos muitos mercados existentes, cada um com suas particularidades, mas principalmente, o que torna a decisão mais expressiva e de maior complexidade, é a competitividade gerada pela globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com