TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contador: Uma Profissão do Presente, Passado e Futuro.

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais - Ciências Contábeis

Contador uma profissão do presente e do futuro:

 Mercado de trabalho para o profissional da Contábil

Belo Horizonte

2016

Contador uma profissão do presente e do futuro:

 Mercado de trabalho para o profissional da Contábil

Artigo apresentado ao Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais - Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para aprovação no Trabalho Interdisciplinar.

Belo Horizonte

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 Objetivos        

1.1.1 Objetivo Geral        

1.1.2 Objetivos Específicos        

1.1.3 Justificativa        


  1. INTRODUÇÃO

A profissão contábil há trinta, quarenta anos atrás, com exceções, era basicamente a escrituração de livros fiscais e  contábeis não tendo o contador outra função senão a de “fechar o balanço” das empresas e apresentar as obrigações acessórias ao fisco, isto é, era feita para atender as exigências legais despreocupando-se com seu objetivo principal que era e é informar ao proprietário, empresário, sociedade, enfim aos interessados diretamente na administração da empresa (e até aplicadores em bolsa por exemplo) da situação real do patrimônio da empresa, seu desenvolvimento, suas perspectivas de lucros, geração de benefícios sociais, seu crescimento. Com a globalização e necessidade maior de controles para definição de conquista de mercados o contador deixou de ser o escriturador para transformasse no verdadeiro dos caminhos e rumos a serem tomados olheiro e indicador.

Em 2010, o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, e esta mudança ainda provoca efeitos positivos no mercado de trabalho para profissao. Outros fatores que garantem a boa demanda pelo graduado em Ciências Contábeis são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o profissional para trabalhar, principalmente, na área tributária. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais.


  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

Demonstrar ao público o que é um profissional contábil, sua importância e todos os assuntos relacionados a carreira deste profissional, através de uma oficina ministrada pelos alunos do curso de Ciências Contábeis,  afim de fornecer informaçoes sobre formação, carreira, mercado de trabalho, oportunidades, bem como, fornecer informações que possam auxiliar os ouvintes na escolha do curso de ciências contábeis e da contabilidade como profissão, visando ampliar a visão sobre este curso e enfatizar todos os diferenciais competitivos de mercado que ele possui.

  1. Objetivos Específicos

  • Informar ao público o que é o curso de ciências contabeis, o que faz um contador.
  • Exemplificar os diferentes cargos que os profissionais contábeis estão aptos a ocupar e demonstrar a importância que os contadores possuem perante a administração das organizações.
  • Auxiliar aos estudantes participantes, por meio de uma bagagem de informações sobre a profissão, para tomada de decisão da escolha de sua graduação.
  1. Justificativa

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. História da contabilidade

 A contabilidade desde seu surgimento, desempenha uma forte influência sobre as decisões a serem tomadas pelos administradores, sua obra é abastecimento de informações para o planejamento e controle da entidade o seu propósito maior é fornecer informações confiáveis e uteis para a tomada de decisão. Para Marion (2008, p.23): a Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

  1. Graduação contábil

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, tem duração média de quatro anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância. No início do curso o estudante aprende conceitos gerais sobre Matemática, Economia, Ciências Sociais e Teorias da Administração. Após esse período de formação básica, o aluno tem disciplinas mais específicas da prática da profissão de um contador, como por exemplo: Contabilidade Tributária, Custos, Orçamento Público, Perícia, Arbitragem, Controladoria, Administração Financeira, etc.

As Ciências Contábeis registram as movimentações financeiras e fornecem insumos para a tomada de decisões dentro e fora de empresas, órgãos públicos, organizações do terceiro setor, instituições de ensino e de pesquisa. É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre o negócio. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos e também pode ajudar a traçar planos de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com