TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contador nos dias de hoje

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CELSO FERREIRA DE SOUSA

O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE

[pic 3]

Porto Alegre do Norte

2015

 CELSO FERREIRA DE SOUSA

O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Perícia, Auditoria e Atuária, Controladoria e Planejamento Tributário

Porto Alegre do Norte

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 O CONTADOR NA ATUALIDADE....................................................................5

2.1 O papel do contador nos dias de hoje...........................................................5

2.2 Áreas de atuação do contador na contabilidade atual...................................6

3 AUDITORIA E CONTROLADORIA...................................................................7

3.1 Conceitos e principais diferenças..................................................................7

3.2 Importância da auditoria e controladoria para médias e grandes empresas.9

4 PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO................................10

4.1 Pré requisitos para exercer a função de perito-contador...............................10

4.2 Vantagens de se fazer um bom planejamento tributário.............................11

5 CONCLUSÃO.................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................13


1 INTRODUÇÃO

O profissional contábil executa um papel importante na modernização é internacionalização da economia. Sabemos que nos dias atuais a contabilidade ganhou notoriedade e está inserida em diversos seguimentos da economia, com o auxilio da tecnologia e as necessidades do mercado têm hoje um leque de funções que podem ser desenvolvidas por contadores ou contabilistas, neste sentido abordaremos sobre o contador da atualidade o seu papel e as principais áreas de atuação na contabilidade atual.

Por obrigação toda empresa deve ter um contador que é o responsável técnico frente aos órgãos governamentais, dentre as áreas exercidas pelos contabilistas abordaremos sobre a auditoria  e   a  controladoria, a perícia contábil  e  a  importância  de   um  adequado planejamento tributário para as organizações.


2. O CONTADOR NA ATUALIDADE

O profissional Contábil deve interagir com as novas perspectivas da contabilidade e manter-se atualizado, de uns tempos para cá, a contabilidade de um modo geral tem dado um salto em modernidade e muito se discute sobre inovações contábeis daí e evidente a importância do conhecimento, da evolução da profissão contábil no século XXI, pois indagações sobre nossa profissão surgem a todo o momento: qual o perfil do contador no século XXI, qual sua verdadeira função dentro de uma empresa? O Contador tem, dentre outras responsabilidades, a função de cuidar da informação contábil e fornecer subsídios para que o Administrador possa exercer, com eficácia, as suas funções.  Mais que isso, o que se propõe atualmente é que o profissional da contabilidade atue em conjunto com outros departamentos da organização e, dessa forma, articule uma estratégia financeira com o propósito de fomentar o crescimento dos negócios a partir do alcance de melhores resultados.

2.1 O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE

O mercado de trabalho do contador é bastante amplo. No ramo são diversas as áreas de atuação. As empresas públicas e privadas, os órgãos públicos e as atividades independentes são algumas das opções da função contábil. Para citar algumas profissões, temos: analista financeiro, auditor interno, consultor, pesquisador e agente fiscal. A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, a gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações - e a contabilidade é a principal delas. O contador precisa se adaptar e assumir o papel de gestor da informação e utilizar seus mecanismos para interferir no processo decisório da empresa. A influência que o contador exerce neste processo é fundamental para construir um planejamento com vista na continuidade e na gestão de processos dentro da organização, pois de sua função e com base em suas informações dependerá o sucesso ou não da empresa.

2.2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR NA CONTABILIDADE ATUAL

Por obrigação toda empresa deve ter um contador que é o responsável técnico frente aos órgãos governamentais. Portanto, todas às pessoas jurídicas por força de lei, devem fazer parte do campo de atuação da contabilidade, além delas as pessoas físicas que possuem um grande patrimônio normalmente costumam contratar um contabilista para controlar e cuidar dos seus bens. 

Em relação às atividades econômico-financeiras as empresas podem ser classificadas em três grandes grupos distintos: O da indústria, de comércio é de serviços. Algumas atividades utilizam da contabilidade geral ou empresarial para o registro e seus fatos contábeis, já outras necessitam de aplicações específicas dos artefatos contábeis para suas atividades:

  • Indústria: contabilidade de custos, contabilidade industrial;
  • Agronegócio: contabilidade de custos, contabilidade rural;
  • Instituições Financeiras: contabilidade bancária;
  • Órgãos Públicos: contabilidade pública etc.

 

Na atuação em empresas a contabilidade é uma das áreas profissionais que mais oferecem oportunidades, as alternativas são: planejador tributário, analista financeiro, contador societário, auditor interno, contador de custos, contador gerencial etc. 

Na área pública, pode ser: contador público, auditor interno, agente fiscal de rendas, oficial de contador, auditor fiscal da fazenda e Analista de contas do tribunal de contas. 

O profissional contábil executa um papel importante na modernização é internacionalização da economia. Porque esses profissionais não se restringem em apenas cuidar de contas, o seu trabalho vai mais além, eles são conselheiros e muitas das vezes até confidentes dos administradores de grandes corporações. Os profissionais contábeis orientam também pequenas é médias empresas em sua administração, tornando mais simples as alternativas que parecem demasiadamente mais complexas. Além disso, é importante ressaltar que o profissional contábil desempenha um importante papel no desenvolvimento de novas possibilidades de emprego. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com