TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.727 Palavras (19 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.0        INTRODUÇÃO        

2.0        CONTADOR NA ATUALIDADE        

2.1        O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE        

2.2        AREAS DE ATUAÇAO DO CONTADOR NA CONTABILIDADE        

3.0 AUDITORIA DE CONTROLADORIA ....................................................................5

3.1 AUDITORIA............................................................................................................5

3.2 CONTROLADORIA................................................................................................6

3.3 AUDITORIA E CONTROLADORIA PARA MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS...7

4.0 PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO....................................8

4.1 PERÍCIA.................................................................................................................8

4.2 PLANEJAMENTO TRIBUTARIO...........................................................................9

4.3 REQUISITOS PARA EXERCER A FUNÇÃO DE PERITO-CONTADOR............10

4.4 VANTAGENS DE SE FAZER UM BOM PLANEJAMENTO TRIBUTARIO..........12

5.0        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1.  INTRODUÇÃO

          A contabilidade é uma ciência que está ganhando cada vez mais espaço no mercado atual, se tornando mais dinâmica e competitiva, O profissional contábil se tornou essencial para s empresas. A contabilidade oferece um mercado de trabalho muito amplo e é imprescindível que o  profissional saiba escolher em qual área quer se especializar, pois são diversos os campos de atuação dentro da contabilidade, é desejável também que o contador tenha postura crítica, seja flexível, dinâmico, empreendedor, saiba planejar-se, desenvolva hábito pela leitura, goste de cálculos matemáticos e saiba trabalhar com ética e sigilo profissional, uma vez que ele terá informações privilegiadas das empresas para as quais presta serviços. E é fundamental que esta pessoa esteja muito atualizado com as alterações econômicas do Brasil e Exterior. Também serão apresentadas algumas especialidades, como a auditoria, controladoria, perícia contábil, bem como informações acerca desses campos de atuação. Também será apresentada a importância do planejamento tributário, com seus diferentes regimes.


2.0 O CONTADOR NA ATUALIDADE

2.1 O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE

                      A contabilidade e a administração caminhando juntas, em nome da gestão inteligente e organizada, auxiliando no conhecimento da empresa por seus gestores. São os contadores que cuidam da gestão econômica de uma companhia, apuram os resultados, calculam impostos, entre outras tarefas, entretanto, mais do que números e burocracia, os contadores modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro. Eles veem a empresa para a qual prestam serviços como parte de um mercado global, interconectado e interdependente. O profissional contábil é responsável pela movimentação financeira de uma entidade, é ele quem orienta a tomada de decisões do empreendedor com relação às questões monetárias e dá suporte mercantil, fiscal e tributário à empresa para a qual presta serviços. Tudo isso com o máximo de transparência e responsabilidade possível. Com a divulgação do novo Código Civil, em janeiro de 2003, a responsabilidade do contador frente à empresa aumentou, antes, meros escrivães, hoje, responsáveis por erros repassados. O contador passou a ter responsabilidade sobre as informações divulgadas por ele, obrigando os profissionais contábeis a checar os dados passados pelas empresas. 

2.2 AREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR NA CONTABILIDADE

                       Os profissionais formados em ciências contábeis possui uma grande oportunidade profissional, pois essa é uma área que abrange inúmeras alternativas para se trabalhar, são necessários em todas as empresas, pois fornecem informações básicas e obrigatórias para fins fiscais, calculam e interpretam os custos obtidos ou dos serviços prestados pela empresa. Podem trabalhar como contador, auditor, analista financeiro, consultor, pesquisador contábil, perito contábil, cargos administrativos como de assessoria, elevados postos de chefia, gerência e diretoria. Por ser um profissional que conhece muito bem, e por que não afirmar que, é o que melhor conhece a empresa, o contador é um profissional que vem apresentando um relativo sucesso em cargos de chefia.

  1.  AUDITORIA E CONTROLADORIA

3.1 AUDITORIA

                     A auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração, também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los, as auditorias podem ser classificadas em três grupos: auditoria financeira; auditoria de cumprimento e auditoria operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com