TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contador área do ensino

Por:   •  8/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

    Compreende-se que a área de atuação do contador é bastante ampla, pois oferece oportunidades de emprego e de realização profissional, tanto independente, como na empresa, no ensino e em órgãos públicos.

    Percebe-se também alguns aspéctos essenciais à formação do contador com vista à sua performance futura como profissional da área.

    Um desses aspéctos envolve o pressuposto de que a disciplina passa a exigir do profissional que a desenvolve requisitos que suplantam os conhecimentos teóricos e operacionais  tradicionais, como modernidade, criatividade, novas tecnologias, novos conhecimentos e mudanças urgentes da representação de um padrão a ser seguido.

    Através desses requisitos adquiridos pelo profisional contábil ele poderá se especializar em determinadas áreas, como por exemplo no ensino, atuando como escritor, parecerista e conferencista.

                                                                                                                                      

O perfil do profissional contábil

   

    Ultimamente, o perfil do profissional de contabilidade vem se modificando e assim, o conceito de emprego passa por uma profunda e irreversível transformação, que traz consigo novos padrões comportamentais de qualificação e de desempenho.

    O perfil do profissional moderno é de um homem de valor que precisa acumular muitos conhecimentos, com estudo e aplicação. O profissional tem que ser tecnicamente inteligente, ter capacidade criativa, ser proativo, ter alta integridade, compreender a sistemática econômico-financeira, política e social, em nível local, regional ou até mesmo internacional e entender os aspectos dos negócios. Para isso, o profissional precisa sempre está atualizado.

    O atual contador envolve-se na preparação das demonstrações econômico-financeiras, porém ele está muito mais focado na orientação, ou seja, trabalha mais como um consultor, do que efetivamente um executor, uma vez que de posse dos relatórios emite opiniões, as quais afetarão o tamanho dos negócios do seu cliente e ouvidas, e hoje em dia ouve-se o contador, o que não acontecia até a pouco tempo.

        

Campo de atuação contábil

    Assim como tantos outros cursos, há um leque de opções no ramo da contabilidade, oferecendo realização profissional, tanto em ramos independentes, como no ensino, em órgãos públicos e em empresas.

    De acordo com Franco (1999), ao se referir sobre as expectativas da sociedade em relação à profissão contábil, afirma que esta espera que o profissional conheça muito bem sua área de atuação e todas as técnicas que permeiam a profissão, e seja apto a enxergar as diversas interligações de sua área de conhecimento com outras.

    Iraldo (2003) afirma que as pessoas e o mercado de trabalho estão mudando, e isso exige uma nova postura profissional. No caso do profissional contábil, este deverá agregar ao seu currículo valores como: Educação continuada, ter responsabilidade, criatividade, ter habilidades na tecnologia da informação.

    Hoje a área de atuação do contador, espera que o profissional seja capaz de resolver problemas de sua entidade, assim como ter flexibilidade de inovar e criar.

    Após ter adquirido todos os requisitos necessários para a sua profissão, ele poderá se especializar em diversas áreas, como a de ensino, que abrange as seguintes atuações: escritor, parecerista e conferencista, sendo este ramo essencial para a transmissão do conhecimento para os profissionais da área.

Na área educacional o contador pode atuar como:                                                                                                                    

  • Escritor:

- Escrevendo artigos na área contábil para revistas e boletins de circulação restrita;

- Livros didáticos nas áreas de contabilidade e auditoria;

- Artigos na área contábil, fiscal e tributária para revistas e jornais de grande circulação;

- Revisor de livros sobre contabilidade, auditoria e matérias correlatas.

- Remuneração variável.

  • Parecerista

- Como parecerista o contador pode emitir pareceres, conforme se destaca;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com