TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratos de Concessão

Por:   •  9/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

O CPC 23 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes estabelece que: “Políticas Contábeis: São os princípios, as bases, as  convenções, as regras e as práticas específicas aplicados por uma entidade na preparação e na apresentação de demonstrações contábeis.”. Este artigo visa analisar o respeito aos critérios em relação as políticas contábeis do CPC 23, apresentados nas demonstrações e relatórios da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF.

O uso de estimativas contábeis razoáveis é considerado como essencial na elaboração de demonstrações contábeis, sendo necessárias para a mensuração de itens incertos, no qual são apenas estimados. No que se refere ao item sobre estimativas contábeis, a entidade afirma revisar as estimativas e premissas anualmente, assim como determina o CPC 23, no item 34.

Em relação as praticas contábeis sobre a moeda utilizada pela entidade, a mesma afirma ter adotado como moeda funcional o Real, estando de acordo com o CPC 02 – Efeitos e mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis, onde é determinado no item 9 (a) que seja adotada a moeda que mais influencie nos preços de venda de bens e serviços, além de outros fatores como mão de obra, matéria prima e outros custos referentes as operações da entidade.

As demonstrações de fluxos de caixa é de grande importância para os usuários externos proporcionando que os mesmos tenham condições de avaliar as mudanças incorridas no período relacionadas aos ativos líquidos da entidade, sendo uteis para se estimar a capacidade de geração de caixa e equivalentes de caixa futuramente. Tais informações foram apresentadas pela entidade em acordo com o CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Foi realizada uma provisão para devedores duvidosos referente à captação de patrocínio que a entidade espera receber referente aas realização do inverno cultural de 2013, que está em acordo com o item 14, do CPC 25 – Provisões, Passivos contingentes e ativos contingentes, baseado na melhor estimativa possível para a liquidação da obrigação.

O CPC 27 – Ativo imobilizado determina que a entidade deve: “estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações.” O método escolhido pela entidade para a depreciação de seus ativos imobilizados está em acordo com as práticas especificadas nos itens 60 a 62ª, do CPC 27. Além disso, a entidade optou por não reavaliar os ativos imobilizados no qual o cpc correspondente não trata como obrigatório.

O reconhecimento do direito de uso de software como intangível, se encontra em conformidade com o item 4, do CPC 04 – Ativo intangível, além das determinações da lei Lei nº 11.941, sendo que tal ativo foi depreciado em sua totalidade.

O CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado, trata dos critérios estabelecidos para elaboração e apresentação da DVA, tendo como principal objetivo, evidenciar a criação e distribuição da riqueza criada pela entidade. Tais critérios apresentados no CPC, foram devidamente respeitados pela FAUF em suas demonstrações.É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com