TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contábei unopar 5º periodo

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................3
  2.  RELATÓRIO..............................................................................................4
  3. CONCLUSÃO...........................................................................................10
  4. REFERÊNCIAS........................................................................................ 11


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é baseado em conceitos explicativos a fim de demonstrar à importância da contabilidade no âmbito da gestão industrial englobando assuntos que são pertinentes as indústrias recém-chegadas ao mercado. As ferramentas de uma boa gestão industrial são capazes de auxiliar o processo produtivo da empresa, cabe aos administradores tomarem a ação correta a partir dos dados levantados de um bom profissional contábil.


  1. RELATÓRIO

         Ao tomar conhecimento de algumas praticas contábeis é possível que se desenvolva um trabalho mais dinâmico e estrutural exercendo a função de organização ideal para que a empresa siga os passos da pesquisa de mercado, e desenvolva também um bom planejamento que englobe as diferentes áreas da empresa . Dando sequência vou apresentar o conceito de contabilidade industrial e a importância que ela tem nos dias atuais.

A contabilidade industrial é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos. (www.wikipedia.com)

A gestão da empresa sucinta de ações e tomadas de decisões para que de forma concreta e objetiva a diretoria e administração possam  definir suas metas de vendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período. De posse dos conhecimentos necessários, podemos utilizar a Contabilidade de Custos para decidir que tipo de custo ou custeio se aplicará á atividade de fabricação de sorvetes que é o ramo que estudamos. Na atualidade a contabilidade industrial tem um papel de coerção no processo produção, tudo que é produzido pela fábrica é chamado de produção industrial, há décadas atrás as indústrias eram artesanais, com a revolução industrial começaram as primeiras produções utilizando maquinas. Hoje tudo que compramos vem de uma produção industrial, e a contabilidade industrial ou contabilidade de custos como geralmente é conhecida esta inserida nas diversas fases de produção agindo como ferramenta norteadora ajudando os gestores nas tomadas de decisões da indústria. Na produção, a contabilidade industrial atuara junto produção exemplificando os custos e gastos possibilitando a mudança de produtos na linha de produção, ou em outras palavras possibilitando que a empresa opte por o produto mais rentável, neste caso entre o sorvete de morango e de chocolate.  Sempre atento na produção, utilizando-se de técnicas como o ponto de equilíbrio, margem de segurança e margem de contribuição, estes que podem mudar o destino da mercadoria dentro da linha de produção. Não deixando de mencionar o quão importante é executar uma analise de rentabilidade, pois ela é vital para continuidade das empresas fabris, pois ao fazer um breve estudo levantam-se informações oriundas na contabilidade financeira que trabalha com a apuração de custos unitários dos produtos, mercadorias e serviços.

O sistema de acumulação de custos se dispõe ao ambiente básico onde opera o sistema e as diversas modalidades de custeio. Sempre, antes de optar quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser seguida, a indústria deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, fundamentalmente pelo sistema produtivo da organização. Uma vez definido o sistema de acumulação de custos a ser utilizado pela empresa, passa-se à escolha do sistema de custeio a ser adotado. A escolha não depende do sistema produtivo da empresa e sim, principalmente, do tipo de informação e de controle que a gerência pretende obter a partir do sistema de custeio a ser implantado.

Para melhorar o entendimento sobre a gestão industrial no âmbito que a Industria de Comércio de Sorvetes LEC Ltda esta inserida vou diferenciar o custeio por Absorção do sistema de custeio variável. O custeio por absorção age na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando além dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela indústria. Já sistema de custeio variável apura os gastos no custo das vendas. E esses custos alternam de acordo com o faturamento da indústria como, por exemplo, comissão sobre as vendas e os impostos (ICMS, PIS, COFINS). A mais relevante das características seria um maior controle sobre os gastos fixos, pois se sustentam isolados dos custos das vendas.

Com relação aos custos indiretos de fabricação posso definir que não podemos nos apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função por meio de rateios. Eles são apropriados aos portadores finais diante ao emprego de critérios pré-determinados e ligados a causas correlatas como mão-de-obra direta, gastos com energia elétrica, etc. Ele também não pode ser atribuído diretamente a um produto, centro de custo ou departamento, pois o mesmo precisa de taxas de rateio ou parâmetros para atribuição do objeto em questão. Um bom exemplo seria a mão-de-obra direta que é feita pelo trabalhador nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com