TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação e planejamento de dispositivos e sequências de treinamento

Tese: Criação e planejamento de dispositivos e sequências de treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 4

Construir e planejar dispositivos e sequencias didáticas

Uma situação de aprendizagem inscreve-se em um dispositivo que a torna possível e, às vezes, em uma sequencia didática na qual cada situação e uma etapa em uma progressão. Sequencias e dispositivos didáticos inscrevem-se em um contrato pedagógico e didático, regras de funcionamento e instituições internas a classe.

Uma situação de aprendizagem não ocorre ao acaso e realizada por um dispositivo que coloca os alunos diante de uma tarefa a ser realizada, um projeto a fazer um problema a resolver. Não há dispositivo geral, tudo depende da disciplina, dos conteúdos específicos, do nível dos alunos, das opções do professor.

Exemplo: experiências em torno do principio de Arquimedes

O principio de Arquimedes explica principalmente por que certos corpos flutuam. Cada corpo mergulhado em um liquido e objeto de um empuxo igual ao peso e volume de liquido que ele ocupa. O equilíbrio e alcançado quando o peso de volume do liquido deslocado por essa parte for igual à massa global do corpo que flutua.

O professor começa fazendo seus alunos refletirem sobre pares de matérias: pão – açúcar, madeira—concreto, ferro – plástico, sem referencia a essa parte a um liquido. Pergunta-lhes qual e a mais pesada. As primeiras respostas brotam sem raciocínio, baseadas na intuição sensível da densidade sem que o conceito seja construído. Posteriormente, vem à constatação decisiva: não se pode saber, “depende de quanto se toma de matéria”. E assim o professor, partidário do principio de auto-socioconstruçao dos saberes, evita facilitar o trabalho. Em uma segunda sequência, o professor propõe que se aborde o mesmo problema de outra forma e em uma terceira sequência que o professor chama de flutua ou afunda, o professor pergunta aos alunos sobre os pesos e volumes que flutuam ou afunda.

Logo, percebe-se que a dissociação esta feita, na mente dos alunos. E percebe-se também que a construção do conhecimento e uma trajetória coletiva que o professor orienta, criando situações e dando auxilio, sem ser o especialista que transmite o saber, nem o guia que propõe a solução para o problema.

Quanto mais se aderir a um procedimento construtivista, mais importante será conceber situações que estimulem o conflito cognitivo entre alunos ou na mente de cada um.

Segundo Piaget, os dispositivos e sequências buscam, para fazer com que se aprenda, mobilizar os alunos para compreenderem, seja para terem êxito, se possível os dois.

Todo dispositivo repousa sobre hipóteses relativas à aprendizagem e a relação com o saber, o projeto, ação, a cooperação, o erro, a incerteza, e êxito e fracasso, o obstáculo, o tempo. A competência profissional consiste na busca e um amplo repertorio de dispositivos e de sequencias a as adaptação ou construção, bem como na identificação com tanta perspicácia quanto possível, que eles mobilizam e ensinam.

ENVOLVER OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUSA, EM PROEJTOS E CONHECIMENTOS

Envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento passa por uma capacidade fundamental do professor.

Uma sequencia didática só se desenvolve se os alunos aceitarem a o que se propõem e tiverem realmente vontade de saber se o concreto e mais pesado do que o ferro, ou por que um iceberg flutua, enquanto uma minúscula bolinha de aço afunda. Para que aprendam, e preciso envolvê-los em uma atividade de certa importância e de certa duração, garantindo ao mesmo tempo uma progressão visível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com