TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO HOTEL BOA VIDA

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

POLO RIO CLARO/SP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 3ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

DIREITO E LEGISLAÇÃO, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO.

TUTORA EAD: Eionyr Barbosa

RIO CLARO/SP
29/05/2015

DESAFIO PROFISSIONAL

DIREITO E LEGISLAÇÃO, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO.

Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis. Disciplinas norteadoras: Processos Administrativos, Direito e Legislação e Tecnologias de Gestão, apresentado a Anhanguera Educacional como requisito para a Avaliação da Atividade Desafio Profissional do 2º Bimestre 2015/1, sob orientação da Tutora EAD Eionyr Barbosa.

TUTORA EAD: Eionyr Barbosa

RIO CLARO/SP

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................1

2. ANALISE SWOT..................................................................................................................2

2.1. DIAGNÓSTICO INTERNO E EXTERNO DO HOTEL BOA VIDA.........................2

3. TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL A SEREM APLICADAS........3

4. ELEBORAÇÃO PROJETO “INOVAR E INVESTIR”..................................................4

4. CONCLUSÃO.......................................................................................................................5

5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................................................6

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado de trabalho tem se mostrado competitivo, complexo e dinâmico. A Inovação é uma das maiores e melhores ferramentas a disposição no mundo empresarial nos dias de hoje, responsável pelo sucesso das maiores organizações empresariais, ferramenta essa, faz toda a diferença na hora de driblar a concorrência. E quem é o responsável por essa inovação? São as pessoas, ou seja, a equipe que administra, planeja e até o mais simples colaborador. Todos têm um papel fundamental no desenvolvimento organizacional da empresa.

O Hotel Boa Vida é o maior da região nordestina e com uma infraestrutura de causar inveja a muitos de seus concorrentes. Mesmo com toda essa infraestrutura, o hotel passa por um momento delicado na sua administração. Clientes insatisfeitos com a má qualidade no serviço prestado, funcionários desmotivados e dividas acumuladas com os fornecedores, estão levando o hotel quase a fechar suas portas.

  Com a contratação do novo Gerente Geral, com certeza, causará uma reviravolta nas expectativas dos investidores e de seus sócios.

Nesse trabalho serão aplicados métodos para melhorar o sistema organizacional, adotar novas tecnologias de gestão, e a elaboração de um projeto que visa valorizar o capital intelectual da organização.

 

2. ANALISE SWOT.

Muito conhecida entre executivos de grandes empresas, a Analise SWOT, uma ferramenta clássica da área de Administração, ainda é pouco adotada por micro e pequenas empresas. Ela é muito útil, pois incentiva o empreendedor a analisar a empresa de uma forma simples, objetiva e propositiva.

A ferramenta é recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio e para análise contextual. O empreendedor deve identificar seus pontos fortes (strengths) e fracos (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) ao seu negócio. Em geral, as forças e fraquezas estão dentro da empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças costumam ter origem externa.

A Análise SWOT também funciona como um guia para definir um plano de ações para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Fonte: .

2.1. DIAGNÓSTICO INTERNO E EXTERNO DO HOTEL BOA VIDA.

Com objetivo de compreender o cenário em que se encontra o hotel, abaixo traçaremos o diagnóstico interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.


-
Forças do Hotel Boa Vida: localizado na região nordestina, o Hotel Boa Vida é o maior da região, possui uma ótima infraestrutura com capacidade de 450 hospedes, áreas de lazer e esporte, complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma área para atender ao chamado “turismo de negócios”, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas.

- Fraquezas do Hotel Boa Vida: erros da administração anterior, falta de planejamento organizacional e empresarial, tecnologias ultrapassadas, má qualidade no serviço prestado, funcionários desmotivados e dividas acumuladas com os fornecedores, estão levando o hotel quase a fechar suas portas.

3. TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL A SEREM APLICADAS.

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

BENEFICIOS

- Planejamento.

Tudo será planejado e estabelecido metas a serem alcançadas. Nada será realizado sem antes ser planejado.

- Coleta de dados.

Serão feitas entrevistas e visitas de campo para coleta de informações com relação à opinião das pessoas, tanto clientes como funcionários e fornecedores do que pode ser melhorado ou implantado para melhoria dos serviços do hotel.

- Análises e Comparações.

Após as entrevistas serão feitas as analises do que precisa ser melhorado, implantado e inovado no hotel.

- Elaboração e implementação das melhorias.

Feitas as análises começaremos elaborar o planos para implementação das melhorias, treinamento dos funcionários, aplicação de novas tecnologias nas estruturas dos quartos e dependências do hotel.

- Renegociação com os fornecedores.

Todas as dividas com fornecedores serão renegociadas a fim de recuperar o crédito perdido.

- Reuniões periódicas

Serão realizadas reuniões periódicas com todos os setores do hotel com o propósito de exploração dos conhecimentos tácitos e explícitos chegando mais rápido a fonte de algum problema ou aplicação de alguma inovação para a melhoria organizacional da empresa.

- Palestras e Cursos Capacitação.

Ministração de palestras e a oportunidade de aprimorar as técnicas utilizadas, através de cursos de capacitação dos funcionários visando sempre a qualidade na prestação do serviço, aumento das receitas e, consequentemente, o aumento dos lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com