TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

POLO DE PINDAMONHANGABA

CARLOS MAX SANTOS DA SILVA    RA 5407558950

ATIVIDADE AVALIATIVA – DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, ECONOMIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, TEORIA DA CONTABILIDADE E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA –TUTORA EAD ANÁLIA JUBANSKI

PINDAMONHANGABA - SP

2016

[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

1.DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

1.1 PASSO 1..............................................................................................................05

1.2 PASSO 2..............................................................................................................06

1.3 PASSO 3 .............................................................................................................07

1.4 PASSO 4..............................................................................................................08

1.5 PASSO 5 .............................................................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................13

INTRODUÇÃO

O objetivo deste desafio profissional é de auxiliar a Indústria de Pneus São José dos Pinhais a estudar formas de atuação no mercado, utilizando para isto informações contábeis, financeiras e legais que poderão proporcionar suporte na tomada de decisão.

Citam-se que, além do planejamento das futuras ações a serem implantadas, o suporte destas ações oferecerá aos empreendedores uma visão clara do caminho a ser trilhado pela empresa na atuação e continuidade no mercado. As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que os coleta, estruturando-os e analisando-os, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão.

A importância de saber como são estruturadas as demonstrações financeiras e como analisá-las, auxilia o administrador financeiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa. Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a política financeira dos concorrentes, e adotar critérios que poderão superá-los.

Através deste desafio, significativas habilidades serão desenvolvidas, são elas: compreensão da importância dos modelos de produção aplicados nas empresas; conhecimento sobre os procedimentos contábeis e princípios contábeis aplicados nas organizações; identificação da importância dos mesmos para uma administração eficiente e eficaz nas empresas e também a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no sentido de treinar o senso crítico e o posicionamento para tomada de decisões.

Quanto a metodologia para a efetivação deste desafio destaca-se a questão da avaliação, da decisão e da apresentação, todas de maneira eficaz e coesa, com vistas a orientações para a implantação de um novo departamento na empresa, analisando o gerenciamento de risco, o mercado e o endividamento, a gestão de crédito e caixa, bem como alguns indicadores econômicos provenientes.

A Indústria de Pneus São José dos Pinhais é a única do Brasil a fazer pneu com a borracha natural na região do Paraná, sendo que a borracha é fundamental no processo de fabricação de pneus. Diante deste fato a Industria resolveu desenvolver uma parceria com comunidades e os governos municipal, estadual e federal em relação a esta matéria prima.

Para que se efetive este desafio faz-se necessário a sequência de passos e etapas os quais serão apresentados no decorrer do trabalho.

1-DESENVOLVIMENTO

1.1 PASSO 1

Considerando fatos primordiais em relação a Indústria como o objetivo principal de reduzir os custos de produção ao máximo, barateando o preço do produto, com isso podendo vir a vender para um maior número de consumidores.

Ela também possui estoques de matéria-prima e seu processo de produção é dividido em etapas, a primeira consiste em solicitar ao setor de armazenagem a quantidade de borracha necessária para a produção diária. Cada funcionário tem sua função definida dentro da empresa, cada um executa uma pequena etapa de todo o processo.

A segunda etapa é a entrada dos insumos para o início da produção dos pneus; nesta fase, assim como na primeira, cada funcionário tem sua função definida. Para a empresa, não é interessante que os funcionários conheçam todo o processo de produção.

A terceira etapa do trabalho é o processo de industrialização em si, onde o produto é moldado, testado e por fim direcionado ao setor de estocagem para que futuramente possa ser direcionado aos distribuidores de todo o Brasil.

Com base no histórico da Indústria e em seu processo de industrialização, identifica-se então, de acordo com as teorias da administração e utilizando as características fornecidas da indústria, que o modelo de produção que é utilizado por esta organização é individualizado.

  O modo de produção é a maneira pela qual a empresa produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui, e o modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.

Portanto, o conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção ser o centro organizador de todos os aspectos da empresa.

Observa- se segundo análise das Teorias da Administração que a Indústria de Pneus São José dos Pinhais analisada segue o modelo de produção do Taylorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (794.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com