TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSÕES E LÓGICAS DO ARRENDAMENTO RURAL E A AGRICULTURA FAMILIAR

Por:   •  1/6/2018  •  Monografia  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUCIANO HENRIQUE MESQUITA

 

DIMENSÕES E LÓGICAS DO ARRENDAMENTO RURAL E A AGRICULTURA FAMILIAR.

GOIÂNIA

2017

LUCIANO HENRIQUE MESQUITA

TÍTULO: DIMENSÕES E LÓGICAS DO ARRENDAMENTO RURAL E A AGRICULTURA FAMILIAR.

Projeto de pesquisa apresentado à Escola de Gestão e Negócios, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no curso de Ciências Contábeis como requisito parcial para avaliação na disciplina de TCC I, como requisito para matrícula no TCC II, sob a orientação do professor Egon Cristiano Feistel.

GOIÂNIA

2017

SUMÁRIO

Elaborar conforme descrito no manual do TCC.


1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

DIMENSÕES E LÓGICAS DO ARRENDAMENTO RURAL E A AGRICULTURA FAMILIAR.

1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Qual a alternativa mais vantajosa entre o arrendamento rural e a agricultura familiar?

1.3 OBJETIVOS

1.4.1. Geral – Início do tópico

Identificar as vantagens entre cultivar ou arrendar a propriedade rural.

1.4.2. Específicos – Início do tópico

Definir atividade rural

Definir propriedade rural

Definir o arrendamento

Descrever Custeamento

Apontar os riscos para o produtor encontrado nas duas modalidades.

1.4 Justificativa

Rever a justificativa. Observar as ‘dicas’ do manual

A contabilidade sendo desenvolvida na atividade rural pode ser uma ferramenta no caminho evolutivo da área rural, o principal problema não se encontra nas técnicas agropecuárias que, estão plenamente disponíveis dentro da realidade de cada produtor, mas para que o negócio deem bons resultados, para isso deve-se gerenciar a busca de uma boa elaboração de projetos agrícolas para a solicitação de crédito, a tomada de decisão sobre o que produzir, a escolha da tecnologia a ser adquirida, o processo de compra de insumos e venda de produtos, o acesso aos mercados, entre outros, estão entre eles.

Por isso é muito importante que a contabilização dos fatos e sua utilização na estruturação sejam realizados com total conhecimento e precisão, não apenas técnico, más também de sua atividade operacional, respeitando características da atividade. 

É necessário organizar as informações contábeis que permitem ao empresário rural, estar a par de sua propriedade e as atividades nela exercida, destacando-se alguns pontos importantes, como: planejamento, controle, retorno dos investimentos, identificar o valor de receita, custo de produção, despesa e por fim o lucro.

As informações devem estar bem claras e objetivas, com a finalidade de passar para o empresário rural dados corretos e capazes de auxiliar na boa execução da atividade desenvolvida. Pois, assim como os demais setores, na atividade rural o retorno econômico-financeiro seja também satisfatório para o produtor, e seus familiares. Assim, a contabilidade está fixamente gerando informações diretamente relacionadas com o lucro, liquidez e alguns riscos que podem acontecer na atividade.

é necessário e urgente a elaboração

de ferramenta de fácil aplicação e manuseio que atenda às

necessidades dos agricultores familiares

Por isso tudo, justifica-se esta pesquisa sobre um assunto pouco estudado e, em consequência com poucas publicações.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – Atividade Rural

De acordo com Marion (2007) as atividades rurais podem ser desmembradas em três grupos distintos:

 Produção vegetal (atividade agrícola) – é composta por culturas hortícolas e forrageiras como, por exemplo: cereais (feijão, soja, milho, trigo), hortaliças (verduras, tomate, pimentão), tubérculos (batata, mandioca, cenoura), plantas oleaginosas (mamona e amendoim), especiarias (cravo e canela), fibras (algodão e pinho), floricultura, forragens, plantas industriais etc. Também está inserida nesta classe, a arboricultura composta por árvores de florestamento, pomares, vinhedos, seringais etc.

  Produção animal (atividade zootécnica) – é composta pela criação de animais como abelhas (apicultura), aves (avicultura), coelhos (cunicultura), gado (pecuária), peixes (piscicultura), rãs (ranicultura) etc.

  Indústrias rurais (atividade agroindustrial) – é composta por beneficiamento de produtos agrícolas (arroz, café, milho), transformação de produtos zootécnicos (mel, laticínios, casulos de seda) e transformação de produtos agrícolas (cana-de-açúcar em álcool e aguardente, soja em óleo, uva em vinho).

Para Young (2011)[a] o agricultor ou pecuarista não se enquadram na concepção de empresário. Somente pode adquirir essa condição quando o produtor rural realiza sua inscrição facultativa na Junta Comercial e passa a ter sua atividade regulada pelo Direito de Empresa.

2.2 – Arrendamento rural

Para Young (2011) arrendamento rural é um contrato agrário que uma pessoa cede a outra, por prazo determinado ou não, o uso e o gozo de um imóvel rural, no todo ou em parte, incluindo ou não outros bens, benfeitorias ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativa ou mista, mediante certa retribuição ou aluguel, observados os limites percentuais do Estatuto da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com