TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA CONTABILIDADE GERENCIAL

Antonio Adriano Lopes de Mesquita

Carla Carina

Liana Jucá

Izack Bernardo

Janice Pompeu

Marcos Antonio Veras

ANALISE GERENCIAL / EMPRESA:

SOWA LANCHONETE E ALIMENTOS PREPARADOS LTDA - ME 

FORTALEZA-CE

2015

ANÁLISE SWOT

INTRODUÇÃO

        A percepção que se tem ao analisar o mercado econômico de forma visual e superficial é que, a cada dia ocorre um crescimento gradativo das micros e pequenas empresas, entretanto este crescimento vem acompanhado de um alto índice de falência das mesmas, que pode ser consolidado ao se observar o site Estadão[1] onde Maria Regina diz que "o número de falências sobe 24% puxado por micro e pequenas empresas", ou seja, são inúmeras as empresas que buscam o seu lugar no mercado mas são poucas as que alcançam a permanência e a longevidade.

        Vários são os fatores que influenciam este contexto, pois a falência de uma empresa pode estar ligada a diversas possibilidades como um erro de gestão ou até uma má localização. Mas o que se pode afirmar é que antes de iniciar suas atividades um gestor deve realizar vários levantamentos e estudos que possam demonstrar a viabilidade de seu empreendimento, pois para Afonso Ferreira (site UOL, 2012)[2]  "As maiores causas que levam uma empresa a fechar as portas estão ligadas à falta de planejamento e a erros na administração, principalmente nos primeiros anos de vida", onde esta falta de planejamento ocorre desde a criação da empresa até a suas atividades corriqueiras, pois acaba sendo deixado de lado estudos importantes como análise de concorrência, estudos de localização, investimentos e custo de oportunidades, verificação das rotinas e público-alvo, ou seja, tudo que venha a influenciar de forma direta ou indireta em suas ações.

        Com isto busca-se neste estudo realizar um diagnóstico empresarial em uma microempresa, mais precisamente em um mercadinho, com a intenção de alcançar uma visão geral da mesma, para que se possa delimitar seus pontos fracos e fortes, bem como suas oportunidades e ameaças, utilizando-as como uma forma de apoio ao processo decisório e ao alcance de seus objetivos e metas.  Logo o objetivo geral gira em torno da busca por identificar os principais pontos que devem ser melhorados ou intensificados dentro da empresa através de um diagnóstico empresarial com a finalidade de melhorar suas ações perante o mercado. Onde se delimitou como objetivos específicos:

  • Realizar um levantamento de suas principais características como produtos, clientes, concorrência e gestão;
  • Delimitar suas forças e oportunidades, bem como suas fraquezas e ameaças dentro do ambiente externo e interno;
  • Analisar as possíveis soluções e aperfeiçoamentos aos casos diagnosticados.

        Logo, para se chegar a estes resultados realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa na busca de encontrar os principais elementos que envolvem a administração da empresa e suas relações com o meio interno e externo, com o intuito de averiguar seus principais problemas e ações, ou seja, suas fraquezas e ameaças a fim de possibilitar elementos que contornem ou melhorem esta situação, bem como buscar suas forças e fortalezas a fim de impulsionar suas atividades perante o mercado, pois será neste método que "realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador"(site posgraduando)[3] .

        Mas, para se chegar a estes resultados deve-se primeiramente realizar o levantamento dos principais elementos da empresa como a sua descrição legal, histórico, quadro de funcionários, os tipos de serviços e/ou produtos ofertados, clientela, política de marketing, fornecedores, ou seja, tudo que venha a influenciar de forma significativa seus resultados finais. Todo este processo será concretizado através de uma pesquisa de campo apoiada por uma entrevista estruturada onde o entrevistador irá levantar perguntas previamente elaboradas, para que se possa realizar um estudo organizado e consistente.  Após o encerramento dos devidos levantamentos realiza-se a seleção, análise e interpretação dos dados para se chegar ao fim proposto.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

1.1 Histórico da organização

A empresa iniciou suas atividades atuando em um anexo na residência do próprio investidor, com o decorrer do tempo foi verificado a necessidade de ampliar suas instalações, pois sua gama de clientes tornaram-se maiores e mais exigentes fazendo com que a necessidade de maiores investimentos ocorra, principalmente na diversidade dos produtos, no conforto e na qualidade do atendimento. A partir daí surge à ideia de se utilizar todo o ambiente residencial no desenvolvimento de suas atividades.

Estas mudanças trouxeram consigo, a priori, a elevação do faturamento visto que a variedade dos produtos ofertados pode suprir as necessidades de seus clientes, que não só ficaram satisfeitos como também elevaram suas aquisições.  Vale salientar que, esta elevação citada, foi percebida devido ao aumento do montante comercializado sem a implantação de qualquer ferramenta de apoio ao controle ou tomada de decisão, pois a mesma não realiza a emissão de notas fiscais, levantamento de DRE e Balanço Patrimonial ou até mesmo a implantação de um fluxo de caixa.

1.2 Descrição legal

Razão social: FCO IVANEUDO CASTRO SILVA - ME

Nome fantasia: Mercadinho Opção

CNPJ: 11.274.365/0001-20

Localização: R Natal 379,  Bairro Novo Maranguape

Município: Maranguape

Tipo da Empresa: Microempresa

Setor: Comércio varejista

Segmento: Mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns.

1.3 Conceito básico do negócio

Atender os clientes da comunidade com qualidade no atendimento e nos produtos ajustados.

1.4 Produtos Oferecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com