TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS DE ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLOS – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  -CEAD

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR: Ederson Ribeiro 



“ A Industria de Bebidas Pira passa por mudanças na gestão, uma empresa de grupo familiar que busca a troca do sucessor. ” 

 
GOIÂNIA, 15 DE SETEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

Introdução.....................................................................................................................pag. 03

Desenvolvimento .................................................................................................pag. 04  e 07



INTRODUÇÃO

     Essa consultoria tem por objetivo indicar um plano de sucessão para a Indústria Pira de Bebidas. Após a decisão do Diretor geral da Indústria Dr. João Barroso em se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para um dos filhos Paulo e Iran, o principal
dúvida do empresário é em escolher entre seus dois filhos aquele que ira melhor liderar a empresa pelas próximas décadas.

       Como Gestor de uma grande empresa Dr. João toda sua vida procurou dar uma criação aos filhos com o intuito de prepara-los para serem seus futuros sucessores, e não como seus futuros herdeiros, pois na visão do pai herdeiros são manipuladores, sucessores são conquistadores.

        Porém, os filhos com os conhecimentos adquiridos no convívio diário dentro da empresa com o pai, não buscaram cursos para uma melhor qualificação profissional. E mesmo chegando a exercerem funções gerenciais em todas as áreas da empresa, os filhos sempre contavam com o conhecimento intuitivo e gerencial do pai.

      O problema vivido pelo Sr. João é a responsabilidade que essa escolha pode provocar, pois uma decisão errada poderá provocar grande damos não só para a empresa, mas também na vida de centenas de pessoas, que trabalham ali e precisam dos salários para o sustento de suas famílias. 

       Mas mesmo no Brasil, nomes como Abílio Diniz, Antônio Ermírio de Moraes, Emílio Odebrecht, Constantino Júnior e Jorge Gerdau são exemplos de empresas de grupos familiar que servem de exemplos para mostrar que, quando há herdeiros competentes e bem capacitados, a empresa familiar pode alcançar patamares tão altos quanto às outras companhias.

        O que diferencia, então, os sucessores que darão certo daqueles que fracassarão? Como identificar entre os dois filhos qual o mais capacitado a assumir a Gestão da empresa?

       Em busca dessa resposta,  sendo a empresa de Bebidas Pira uma das maiores empresa no mercado de bebidas da região, solicitou a essa consultoria uma visão panorâmica para efetivar essa sucessão. Vejamos então se essa mudança será reativa ou proativa.

DESENVOLVIMENTO.

       As funções do gestor de uma empresa são em princípio, fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, tomar decisões precisas e avalia-las, ser um comunicador, um líder, dirigir e motivar as pessoas, controlar o conjunto todo.  Mas sabe-se que apenas um gestor, não tem todas as competências necessárias na administração empresarial.

     Analisando os pontos positivos(x) e negativos (--) dos filhos Paulo e Iran, percebe-se que a os candidatos a futuros gestores, apesar de terem passado grande parte de suas vidas dentro da empresa do pai, precisam ser mais bem analisados para podermos chegar a uma conclusão, na qual poderá ser decisiva para o futuro da empresa.

ANÁLISE DO PERFIL DOS CANDIDATOS A  FUTUROS GESTORES DA EMPRESA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA.

COMPETÊNCIAS E  HABILIDADES DOS SUCESSORES.

PAULO

IRAN

01

Assumir Responsabilidades

X

X

02

Definir prioridades

---

X

03

Senso crítico

----

X

04

Liderança

----

X

05

Aptidão social

X

---

06

Comprometimento com a Empresa

X

X

07

Ampliar conhecimentos

-----

X

08

Capacidade de tomar decisões

-----

X

09

Criatividade

X

X

10

Boa comunicação

X

----

11

Visão global

----

X

12

Capacidade de influencias pessoas

X

----

13

Trabalho em equipe

X

----

14

Autocontrole emocional

X

----

15

Compartilhar conhecimento

X

----

16

Assumir riscos

X

----

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com