TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Que Forma O Controle Interno Funciona Como O Cérebro Da Contabilidade E Auditoria?

Por:   •  2/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

De que forma o controle interno funciona como o cérebro da contabilidade e auditoria?

O controle interno desempenha um papel fundamental na contabilidade e na auditoria, funcionando como o cérebro dessas áreas. Ele é responsável por estabelecer e monitorar os processos, políticas e procedimentos internos de uma entidade, visando garantir a integridade, confiabilidade e precisão das informações financeiras, operacionais e contábeis.

Primeiramente, o controle interno proporciona um ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades contábeis e financeiras. Ele estabelece diretrizes e normas que devem ser seguidas pelos colaboradores, visando assegurar a conformidade com as leis, regulamentos e práticas contábeis vigentes. Esse ambiente controlado é essencial para a produção de

informações confiáveis e relevantes.

Além disso, o controle interno possui mecanismos de monitoramento e supervisão, que buscam identificar e corrigir eventuais erros, fraudes ou irregularidades. Ele promove a segregação de funções, garantindo que diferentes responsabilidades sejam atribuídas a pessoas distintas, reduzindo assim o risco de fraudes ou manipulação de dados.

O controle interno também estabelece procedimentos de registro, documentação e arquivamento das transações financeiras, permitindo que sejam rastreadas e auditadas posteriormente. Isso facilita o trabalho dos auditores externos, que podem utilizar os controles internos como base para seus testes e análises.

Além disso, o controle interno também influência diretamente na confiabilidade dos relatórios contábeis e financeiros. Ao garantir a consistência e precisão dos registros contábeis, o controle interno contribui para a elaboração de demonstrações financeiras acuradas, refletindo a realidade econômica e financeira da entidade.

Portanto, o controle interno funciona como o cérebro da contabilidade e auditoria, sendo responsável por estabelecer as bases para a produção de informações confiáveis e relevantes. Ele atua desde o planejamento até a execução dos serviços avaliativos e analíticos, mitigando riscos e garantindo a integridade das informações contábeis. Sem um controle interno eficiente, as atividades contábeis e de auditoria estariam sujeitas a erros, fraudes e inconsistências, comprometendo a confiabilidade dos informes financeiros,

operacionais e contábeis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ATTIE, William. Auditoria Conceitos e Aplicações, 7ª edição. Grupo GEN,

2018. E-book. ISBN 9788597017229. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597017229/>. Acesso

em: 23 mai. 2023.

JR., José Hernandez P.; OLIVEIRA, Luís Martins de. Auditoria de

demonstrações contábeis: testes, casos práticos e exercícios. Grupo

GEN, 2004. E-book. ISBN 9788522472659. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522472659/>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com