TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração de Fluxos de Caixa

Por:   •  18/8/2018  •  Artigo  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Indicação de Caso

Disciplina: Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos

Curso Relacionado: MBA em Gestão de Projetos

Quadro de Identificação

Título do Caso

Demonstração de Fluxos de Caixa - Três Exemplos”.

(112-P08)

Detalhamento do Estudo de Caso:

Título: “Demonstração de Fluxos de Caixa - Três Exemplos”.

Resumo:

Conversação fictícia contém uma explicação dos principais componentes que constituem os fluxos de caixa, suas origens e o que cada parte do fluxo de caixa revela.

Assuntos Tratados:

É apresentado o fluxo de caixa de três empresas em diferentes circunstâncias financeiras.  Abordam-se detalhes sobre a divisão das demonstrações de fluxo de caixa em três grupos de atividades: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.

Objetivos de Aprendizagem:

- Familiarizar o aluno com os modelos de demonstração de fluxo de caixa; e.

- Comparar as demonstrações de fluxo de caixa das três empresas e analisar o que elas indicam sobre o futuro de cada empresa.

Competências Trabalhadas:

Capacidade de inter-relacionar no ambiente de análise de viabilidade financeira de investimentos e projetos empresariais os conceitos e aplicações de:

  • Análise de fluxo de caixa
  • Capital de Giro
  • Financiamentos
  • Investimentos
  • Atividades Operacionais
  • Receita e Custo
  • Taxa de Atratividade
  • Taxa Interna de Retorno

Opções de Questões para Debate:

Questão 1 – Lendo as postagens da turma observamos que destacam o cenário de juros altos e a importância da saúde financeira das empresas, ainda mais em tempos como o que estamos vivendo no momento, pensei em lançar um elemento de discussão importante para ajudar a contextualizar as postagens de vocês.

Gostaria de sugerir uma discussão com base na opinião de vocês sobre Capital de Giro, qual a verdadeira finalidade do Capital de Giro? O que é preciso considerar para se prever a necessidade de Capital de Giro? Podem até pesquisar na Internet, mas gostaria de ver as postagens em suas palavras, contando, se for o caso, somente com a experiência pessoal de já ter ouvido falar nessa expressão "Capital de Giro". Não tenham a preocupação de responder definições corretas, quero mais ver o que realmente acham para que serve o Capital de Giro e tentar vincular esse conceito à disciplina e ao artigo lido.

Questão 2 – Lembro muito de uma frase inspirada em pensamentos de Peter Drucker: " A empresa que não mede ....?? Reza para tudo dar certo". Para se tomar uma decisão é preciso ter muito conhecimento prévio do negócio, reunir o máximo de informações possíveis e utilizar técnicas de simulação e avaliação de viabilidades para poder ter uma sinalização que favoreça tomar a melhor decisão.

Questão 3 – Aproveito para colocar um tema novo para ajudar na contextualização dos comentários sobre o Estudo de Caso: "A empresa hoje em dia tem que ser financeiramente conservadora e agressivamente inovadora". O que acham dessa frase? Como isso pode se relacionar ao que estamos estudando e com o caso lido? Não é preciso concordar, emitam suas reflexões e opiniões.

Questão 4 – Analisando as observações e comentários da turma, questiono se o que ocorre nas empresas poderia estar ligado a uma falta de planejamento da empresa. Vocês sabem que o planejamento acontece em vários níveis em uma empresa, desde o Planejamento Estratégico onde a Missão e a Visão de Futuro da empresa são traçados até o planejamento em seu nível operacional mais baixo. O que ocorre na verdade é um desdobramento do planejamento em seus níveis a partir de seu Planejamento Estratégico. Lembro de uma máxima do Planejamento e Controle: "Não tente controlar o que não foi planejado...E não planeje aquilo que não conseguirás controlar". O que vocês acham?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (750.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com