TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações de Fluxo de Caixa

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Demonstração de Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é evidenciado através da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), uma das demonstrações contábeis de grande importância na análise da empresa, porque evidencia as alterações ocorridas nas disponibilidades da empresa (Caixa e Bancos Conta Movimento, principalmente). A DFC não evidencia apenas as mudanças na conta Caixa, mas em todas as contas de disponibilidades. A DFC passou a ser obrigatória pela Lei 11.638/07, para todas as sociedades de capital aberto ou com o patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00(Dois milhões), respeitando as deliberações do CVM 547/2008 que aprovou o pronunciamento técnico CPC 03, que trata das Demonstrações de Fluxo de Caixa. Para as pequenas e médias empresas a DFC, também é de elaboração obrigatória conforme item 3.17 (e) da NBC TG 1000.

A DFC tem importância relevante também, para auxiliar o gestor financeiro nas projeções de fluxos de caixa, e reduzindo as margens de discrepância em projeções futuras, tomando como base as projeções anteriores, auxiliando no planejamento financeiro.

Entende-se que, deixando o dinheiro parado ele deixa de render juros, e a DFC contribui para determinar o momento certo para aplicá-lo quando for o caso, ou recorrer a empréstimos ou outras fontes para cobrir insuficiência de saldos.

A DFC pode ser apresenta de duas formas Direta e Indiretamente. Pelo método direto apresenta os recebimentos (clientes, juros, dividendos e outros recebimentos) e os pagamentos (empregados, fornecedores, juros e outros pagamentos). O método direto é a forma mais comum, ou seja, mais utilização pois facilita o entendimento. Já pelo método Indireto, inicia pelo Lucro Líquido do DRE, e reconcilia com o Caixa liquido das operações. Os itens das linhas intermediárias como depreciação, aumento no contas a receber e aumento de estoque, explicam por que o Lucro difere do Caixa resultante das operações. Esse é o ponto chave do método indireto, em contrapartida, o INDIRETO não demonstra os detalhes operacionais, como cobrança de clientes e pagamentos a terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com