TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento Pessoal

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

Cristiano Gatto Carraro

RA

5220100788

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Fabiane Costa Moraes.


[pic 5]

  1. Introdução:

Para se falar das tecnologias e qual a influência que elas têm na vida profissional das pessoas não há como não lembrar que hoje o mundo está totalmente globalizado e com uma ânsia enorme por agilidade, automatização e rapidez na busca de informações.

Da mesma forma isso se dá nas empresas, na gestão de pessoas e no desenvolvimento de carreiras, ressaltando a importância de uma boa filtragem na hora de se contratar as pessoas, não se limitando a uma visão mecanicista e sim olhando mais por uma visão sistêmica do mundo para entender que hoje é sim importante se olhar para um todo e perceber que está tudo interligado e perceber a necessidade de modificar a mente em relação aos conceitos enraizados em cada ser humano.

A partir dessa visão se pode dizer e discutir a necessidade de inovação de conceitos e a implementação de novas ideias e tecnologias em qualquer ambiente, especialmente nas empresas e na forma como as mesmas estão contratando, e claro, como as pessoas estão se capacitando e se vendendo para ocupar as vagas disponíveis no mercado.

  1. Desenvolvimento:

Desde o final do século XX até o início do século XXI pode-se ver como as transformações são muito mais rápidas e estão influenciando de maneira significativa na forma como o mundo se desenvolve, tanto pela globalização, quanto pelo desenvolvimento científico e tecnológico.

Tudo isso influência na forma como as pessoas e empresas se comportam, a sua cultura e suas crenças, de forma que não é possível que as empresas se mantenham presas as antigas ideias as quais sempre foram expostas, e claro influenciando na concorrência entre as empresas, e na forma como as mesmas gerem suas relações de trabalho.

A tecnologia é fundamental nas relações entre os seres humanos e isso se pode perceber através de como as empresas investem em tecnologias, como elas procuram o lado mais ágil e rápido de interação com o ambiente externo. Um empresário, por exemplo, pode comprar sua matéria prima na Índia, sem nem mesmo sair de sua cidade, com uma gama maior de contatos e possibilidades de negócio. Tudo isso influenciando nos lucros e resultados das empresas.

E como isso pode afetar a forma como as pessoas se preparam para esse mercado? Simples, participando e interagindo com esse mundo tecnológico identificando oportunidades de negócio e empreendendo quando possível, seja pelo empreendedorismo social, intraempreendedorismo ou qualquer outra passo para frente que se dê na sua vida profissional e pessoal.

Isso tudo tem alterado de forma significativa a maneira como as empresas estão contratando, e se comportando frente as mudanças de mercado. O impacto é grande também na rotina administrativa das empresas e no mercado de trabalho, onde as empresas estão diminuindo gastos através de tecnologias que estão substituindo o ser humano, e ao mesmo tempo exigindo uma qualificação ainda maior das vagas e trabalhos que estão disponíveis, obrigando as pessoas a se qualificarem cada vez mais, pois quem não o faz certamente fica para trás frente aos concorrentes.

E como os trabalhadores e os jovens estudantes aspirantes a vagas nas profissões futuras devem reagir a essa imersão de tecnologia e inovação, aliada a grande globalização?

A expressão “cair de cabeça” em algo, nunca foi tão objetiva. Restam a essas pessoas a iniciativa de buscar aprender e se capacitar cada vez mais para entrar nesse mundo tecnológico. A grande dúvida é como fazer isso, de que forma, quais ferramentas utilizar e como utilizar. E ao final de tudo isso, quais os resultados de tal esforço para sair do comodismo.

Hoje as ferramentas são disponíveis a qualquer pessoa, basta a iniciativa de cada um para busca-las.

Para se reinventar de forma que se consiga entrar nesse novo mundo tecnológico é preciso que cada profissional e estudante aspirante a vagas de emprego, é necessário realizar um auto avaliação de suas competências, verificando o qual capacitado você é e se você atende aquilo que o mercado de trabalho pede. Também é necessário estabelecer objetivos pessoais e profissionais e se questionar o que você quer ser quando crescer.

Não só ter essa consciência, também é preciso ter a sensibilidade de olhar qual ambiente você está inserido e para onde você quer ir, estabelecendo um planejamento e uma missão pessoal. Administrar bem suas habilidades e as oportunidades que estão a sua volta são essenciais para o seu sucesso e para se conseguir atingir seus objetivos.

Essa sensibilidade citada é atrelada a uma boa gestão de suas habilidades sociais, que são aquelas que auxiliam em suas relações com outras pessoas, criando certo poder de se relacionar de forma mais objetiva e transparente te dando um maior poder de influência nas decisões alheias somente pelo fato de você ser influente respeitado por quem você é, ou até mesmo por quem você almeja ser, dependendo da forma como você se vende e da forma como você faz o seu marketing pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (343.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com