TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Bacharelado em Ciências Contábeis

LARISSA KARINE GONÇALVES - 7376562682

PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS – 7527592014

SILVIA LETICIA DA COSTA PEREIRA - 7961695425

DESAFIO PROFISSIONAL

JARAGUÁ DO SUL / SC

2015

LARISSA KARINE GONÇALVES - 7376562682

PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS – 7527592014

SILVIA LETICIA DA COSTA PEREIRA - 7961695425

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado a disciplina de Contabilidade Gerencial, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Internacional, Competências Profissionais e Noções de Atividades Auariais da Universidade Anhanguera - UNIDERP, Centro de Educação a Distância durante o curso de Ciências Contábeis.

Tutor EAD: Anderson Diana

JARAGUÁ DO SUL / SC

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS        

3.        ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL        

4.        INDICADORES FINANCEIROS E ECONOMICOS        

5.        QUADRO DEMONSTRATIVO        

6.        DEMOSTRATIVOS CONTABEIS EMPRESA ROMI        

7.        APLICAÇÃO DOS INDICADORES        

8.        ANALISE DO MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A análise das demonstrações financeiras é uma técnica que viabiliza a interpretação, comparação e decomposição das demonstrações financeiras das instituições, disponibilizando um diagnóstico exato da situação financeira e econômica de cada empresa.              

De extrema relevância, esta técnica possibilita que o administrador utilize dessas informações visando aperfeiçoar os resultados, em caso de análise negativos, ou projetar novos investimentos no caso de análise positiva.

Na presente atividade, encontram-se técnicas aplicadas em uma instituição apresentada, com intuito de promover os principais temas da matéria como rentabilidade, fluxo de caixa, lucratividade, etc.


  1. DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS

Manter uma empresa em funcionamento exige a adoção de diversos métodos de controle e análise. Na parte contábil, esse controle é realizado, dentre outras, através das demonstrações contábeis. Trata-se de uma apresentação de dados econômicos essenciais para que se possa analisar a saúde financeira da empresa e que servirá de base para tomada de decisões, pois ela é capaz de apresentar os pontos fortes e fracos dentro do cenário econômico.

Conforme as Leis nº 6.404/76, nº 11.638/07 e nº 11.941/09, as demonstrações contábeis são formadas por: Balanço Patrimonial, Relatório de Apuração dos lucros e prejuízos acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado (em alguns casos), Demonstração do valor de mutação do Patrimônio Líquido e Notas Explicativas.

O Balanço Patrimonial é apresentado de forma dívida em: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, de forma que seja possível identificar os investimentos, valores em estoque, caixa, banco, obrigações fiscais, trabalhistas, comprometimento bancário e recursos da própria empresa, sócios ou de terceiros. Fazendo o nivelamento entre Ativo e Passivo + Patrimônio Líquido.

O Relatório de Lucros e Prejuízos apresenta as correções de saldos, o saldo inicial do ano, os valores que foram reservados e os lucros obtidos no Exercício.

A Demonstração dos Resultados é responsável por apresentar as Receitas e Despesas com as vendas ou prestações de serviços, juntamente com os impostos pagos.

Cada uma das apresentações citadas é responsável em ilustrar a situação real da empresa, seja na área financeira, patrimonial ou contábil. E através da interpretação dos valores apresentados é possível tomar diversas decisões voltadas ao crescimento da empresa.

  1. ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL

Atribuída como análise preliminar, pois é aplicada anteriormente aos cálculos dos índices financeiros, utiliza-se as análises vertical e horizontal ano a ano.  Para que se possa fazermos tais analises, precisa-se de pelo menos duas séries de dados, ou seja, dois anos de demonstrações.

  1.  Analise Vertical

Tem como finalidade mensurar o quanto da conta em questão representa do total do grupo no Balanço Patrimonial.

No caso de uma análise vertical do ativo, mensura-se o quanto de cada conta representa do ativo total.

[pic 2]Exemplo:

E assim, sucessivamente, aplica-se esta fórmula em suas respectivas contas seguintes com o intuito de extrair em percentual sua representatividade nas contas.

No caso de uma análise vertical do passivo, segue-se o mesmo tratado do ativo, o quando da conta é expressa em relação ao total do passivo e Patrimônio Líquido, utilizando-se da seguinte forma:

[pic 3]

Pode-se afirmar que a análise vertical apresenta o quanto que eu tenho de cada conta em relação ao total do ativo ou o total do passivo e Patrimônio Líquido, dependendo da conta a ser analisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (978.3 Kb)   docx (835.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com