TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.112 Palavras (21 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Ciências Contábeis

NOME

ALMERY NEIDE DE SÁ NUNES

RA

8978199620

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial,Competências Profissionaise Noções de Atividades Atuariais.

Profª Tutora EAD: Eionyr Morais Barbosa

        

SERRA TALHADA / PE

2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Ciências Contábeis

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividades Atuariais.

Profª Tutora EAD: Eionyr Morais Barbosa

Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeisdisciplinas norteadoras: Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividade Atuariais. Apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º e 2º bimestre 2017_01, sob orientação daProfª TutoraEAD Eionyr Morais Barbosa.

SERRA TALHADA / PE

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

PASSO 01        6

PASSO 02        7

PASSO 03        8

PASSO 04        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19


INTRODUÇÃO

O presente Desafio Profissional nos propicia a oportunidade de fazer uso das ferramentas contábeis para análise das empresas, conhecendo os efeitos do processo de harmonização  das normas contábeis brasileiras em relação as normas internacionais. Num primeiro momento iremos aplicar essas normas nas atividades gerenciais e contábeis da Empresa Companhia do Couro e Artefatos, analisando seus demonstrativos econômicos e financeiros  de acordo com os conteúdos estudados, revelando nossa capacidade de desempenho do nosso papel de profissional da contabilidade.

DESENVOLVIMENTO        

Este trabalho será dividido em quatro passos seqüenciais a serem desenvolvidos  para diagnosticar a saúde patrimonial e financeira da empresa em questão.

No passo 1elencaremos  a importância das demonstrações contábeis e suas  mudanças ocorridas ao longo do tempo, bem como  as leis que asseguram essas representaçoes contábeis. A partir dos próximos passos, iremos fazer as análises das aplicações de investimentos de Empresas coligadas e Controladas utilizando as ferramentas disponibilizadas para estudo, enfatizando a harmonização entre as normas contábeis  brasileiras e a praticada pelos organismos internacionais.

Na sequencia,através dos demonstrativos economico-financeiros, faremos uma avaliação de desempenho de uma sociedade anônima de capital aberto, dando nosso parecer sobre sua situação financeira diante nos números encontrados.

Finalizando e dentro da realidade que estamos vivenciando no momento, faremos uma explanação sobre os tipos de previdência, suas regras e características, bem como as mudanças que estão sendo apresentadas pelo governo na previdência pública.

        

PASSO 01

As demonstrações contábeis são de extrema importância para análise e organização da situação financeira da empresa. Através dessas demonstrações são tomadas decisões essenciais para saúde financeira de uma entidade, como por exemplo, um novo investimento, despesas com funcionários, dívidas, lucros, prejuízos, entre outras contas. Dispor das Demonstrações Contábeis é obrigatório, de acordo com o Código Civil, independentemente do tipo de sua empresa.

De acordo com a lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conhecida como Lei das Sociedades Anônimas, as demonstrações financeiras são elaboradas no final do exercício social e deverão expressar a situação patrimonial atual da empresa como mostra o Art.176:

Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

                                       I - balanço patrimonial;

                                        II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

                                        III - demonstração do resultado do exercício; e

                       IV – demonstração dos fluxos de caixa; e 

(Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

                                        V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. 

(Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

Em dezembro de 2007 foi publicada a Lei nº 11.638, que alterou e revogou uma série de dispositivos da Lei das Sociedades Anônimas, referente às demonstrações contábeis obrigatórias de uma entidade, como mostra no Art. 1° que diversos artigos foram alterados, como os arts. 176 a 179, 181 a 184, 187, 188, 197, 199, 226 e 248 da Lei no 6.404/76e estendeu às sociedades de grande porte obrigações relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Essa lei trouxe para a área contábil maior transparência e melhor compreensão dos principais demonstrativos financeiros utilizados nas sociedades econômicas da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (215.5 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com