TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Estágio Supervisionado I

IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Nome: Débora Carvalho Alcantara

RA: 1000416628

Polo: Sobral

Período do Estágio: 19/02/2018 a 05/03/2018

Ano Letivo: 2018

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Empresa concedente: Davi Inácio Contabilidade

Setor de realização do Estágio Supervisionado obrigatório: Departamento Pessoal, Fiscal e Societário.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

  1. Preparação para o estágio

Para realização do Estagio Supervisionado I foi possível contar com a ajuda do tutor presencial e também do material disponibilizado no AVA, onde através deles descobrimos a importância do estágio e como realiza-lo.

Conforme orientação do tutor foi preparado um cronograma para realização da carga horário exigida.

O Estágio Supervisionado, indispensável na formação de docentes nos cursos de Contabilidade é um processo de aprendizagem necessário a um profissional que deseja realmente estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e deve acontecer durante todo o curso de formação acadêmica, no qual os estudantes são incentivados a conhecerem as práticas realizadas dentro de um escritório de contabilidade. Como preparação à realização da prática em sala de aula, o estágio se configura como uma possibilidade de fazer uma relação entre teoria e prática, conhecer a realidade da profissão que optou para desempenhar, pois, quando o acadêmico tem contato com as atividades que o estágio lhe oportuniza, inicia a compreensão aquilo que tem estudado e começa a fazer a relação com o cotidiano do seu trabalho. Além disso, o aprendizado é muito mais eficiente quando é obtido através da experiência.

  1. Coleta de informações sobre a organização na qual o acadêmico pretende estagiar

Após apreender mais sobre o estágio é necessário pesquisar quais empresas aceitam receber estágios na cidade em que resido, pois, por ser uma cidade pequena são poucas as empresas que recebem.

Em sua maioria, as empresas de meu município contam com o contador que possui o próprio escritório e não sendo particular de apenas uma empresa, e trabalhando assim como todas as áreas de atuação da contabilidade, como fiscal, departamento pessoal, contabilização, entre outras.

E com isso poderei aprender e exercer o que vi na prática, em vários setores da contabilidade e não apenas em um.

As atividades da área fiscal de uma empresa são extremamente importantes no processo de tomada de decisões e são elas que garantem os números utilizados para o planejamento estratégico do negócio. É onde se faz o recebimento e escrituração de notas fiscais, também, a apuração de impostos, as obrigações acessórias e a controladoria. E o repasse das informações fiscais pode ser realizado através de diversos documentos, tais como: relatórios, gráficos, apresentações e planilhas, tudo para facilitar na tomada de decisões e garantir a saúde do negócio.

Já o Departamento Pessoal exerce a função de recursos humanos, tratando dos direitos e dos deveres de todos os funcionários da empresa. É onde se faz a folha de pagamento, as admissões e a rescisões de trabalho, como também, as demais obrigações trabalhistas.

O Departamento Societário, conhecido também como Setor de Expediente, é onde se faz a abertura, alteração e encerramento de empresa, em todos os órgãos, como, Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil; Receita Federal do Brasil, Posto Fiscal; Prefeitura; INSS, etc.

  1. Caracterização do ambiente da empresa

O contexto econômico em que as empresas se encontram atualmente é caracterizado pelo alto grau de competição, pelo uso intensivo de tecnologia de informação, bem como pela abertura do mercado para novos participantes e produtos.

Diante de um novo cenário econômico e social - o qual alterou fatores como concorrência, exigências do cliente, critérios de qualidade, atendimento e demais serviços-surge, então, a evolução de novos conceitos que proporcionem vantagem competitiva no atendimento ao cliente, dentre eles a logística, assumindo não só um caráter operacional, mas também estratégico. As empresas passaram, com isso, a ajustar suas táticas de logística continuamente, propiciando, assim, uma capacidade de reação às constantes mudanças do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (784.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com